sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Aqui embaixo, as leis são diferentes


Imagem: www.youtube.com/watch

          Os responsáveis pelos projetos de leis no Brasil são os membros da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Congresso Nacional; o Presidente da República; o Supremo Tribunal Federal, os Tribunais Superiores, o Procurador Geral da República. Estes ilustres profissionais trabalham em gabinetes fechados com ar condicionado, ganham salários astronômicos superiores a (executivos e professores universitários), além de desfrutarem de uma verba de gabinete gorda, que ultrapassa a R$92 mil e outras regalias, como auxílio combustível e moradia. Estes senhores merecem os benefícios? Os criadores das leis têm condições totalmente favoráveis para beneficiar a população, porém a grande maioria não conhece a realidade do Brasil e insistem em criar leis falhas e omissas como se fossem uma solução para todos os problemas.
Imagem: Blogdosinei.com
          Desde a Constituição Federal de 1988, os sucessivos governos mantêm sempre a maioria no Congresso, mesmo assim não conseguem promover as alterações necessárias, apelando para Medidas Provisórias (MPs), em uma interminável disputa de poder entre Executivo e Legislativo. Diante de tantas leis aprovadas, o povo brasileiro sofreu e ainda sofre vergonhosos índices de criminalidade. Milhares de pessoas morrem em péssimas rodovias. Milhões de cidadãos brasileiros vivem em absoluta miséria sobre o solo de uma nação tão rica. Um enorme contingente de profissionais das áreas da (saúde, educação, segurança pública, transporte, dentre outros) recebem remuneração pífia...
Imagem: aldecyalves.blogspot.com.br
          Lamentavelmente, os donos do Brasil quase sempre buscam inspiração em leis feitas para outros povos, que vivem outras realidades. Os senhores das leis brasileiras frequentemente importam ideias dos países desenvolvidos, inaplicáveis à realidade do Brasil de origens e características diferentes. Contudo, uma parte considerável de brasileiros insistem em afirmar que as coisas dos países desenvolvidos são melhores porque as leis são rigorosas. Diante disso, os representantes do povo editam mais e mais delas. Quase todas as leis fracassaram no nosso país, mesmo assim, continuam elaborando outras ainda mais rígidas e exóticas, reiniciando um ciclo que já dura quase dois séculos.

Imagem: http://averdadequeamidianaomostra.blogspot.com.br
          A maioria da população brasileira é acomodada e pacífica, ela contenta com o pouco que tem. Não sabe reagir à hipocrisia e à falta de ética dos políticos, não se importa com os ladrões e sabotadores que estão nas três esferas de governo.... Por fim, que país é este que junta milhões numa marcha gay, outros milhões numa marcha evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção? Por que estudantes e trabalhadores não vão às ruas contra a corrupção? Será que não cabe aos jovens exigirem um país menos corrupto? As respostas, deixo para os leitores do Blog dos Letrados Desalienados.
Sérgio Lopes