sexta-feira, 28 de agosto de 2020

A decisão é sua

 

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil tem 5.570 municípios. No dia 01 de janeiro de 2017, foi realizada em todas as cidades brasileiras, a cerimônia de posse dos (prefeitos, vices e vereadores) eleitos, no pleito de outubro de 2016. Os agentes políticos exercem o “poder” do mandato, durante quatro anos. As ações do Executivo e do Legislativo em prol do bem da sociedade, a fiscalização dos gastos públicos e a criação de leis em benefício do povo deveriam ser funções primordiais dos políticos. Todavia, a maior parte da população municipal não é favorecida com os projetos nas áreas de saúde, educação, segurança pública, agropecuária, esporte, cultura...  Alguns representantes do povo honram suas funções, fazem um trabalho sério que assiste os menos favorecidos economicamente. Porém por outro lado, muitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores deixam ser levados pela corrupção, omissão, incompetência, demagogia, alienação. Eles visam aos próprios interesses, de familiares e amigos. Na maioria dos municípios brasileiros, sobretudo os pequenos, as Câmaras Municipais efetuam somente uma sessão ordinária por semana. Com o intuito de obter cargos para familiares e amigos, vários vereadores preferem acordos espúrios com prefeitos e grupos políticos a representar, legislar, fiscalizar as políticas públicas da cidade.  Há também gestões de muitos chefes do executivo que aparecem nos gabinetes uma vez por semana, não tomam decisões...  Deixam as prefeituras nas mãos de pessoas que não são representantes do povo como: cônjuge, filho, filha, genro, nora, neto, neta, amigo, amiga, sobrinho, sobrinha, chefe de gabinete. Bastantes vice-prefeitos passam todo mandato distante do prefeito e aguardam ansiosamente pelo quinto dia útil do mês.  Diante desta possível realidade, a conscientização do brasileiro é essencial na hora de votar. O eleitor deve refletir...  No meio em que vivemos, a coletividade é mais relevante que a individualidade? O que a população deseja? O que eu acredito que as pessoas necessitam? As indagações devem está na cabeça de cada votante no momento de concluir o voto. Enfim, no dia 15 de novembro de 2020, a população brasileira terá oportunidade de eleger os que estão comprometidos com o progresso da cidade. Uma escolha equivocada pode significar uma decadência na qualidade de vida.

Sérgio Lopes (Jornalista, Professor, Especialista em TV, Cinema e Mídias Digitais)

 

 

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

A Portuguesa é com certeza um grande time


 

A Associação Portuguesa de Desportos é conhecida com o nome de Portuguesa e carinhosamente chamada de Lusa. O futebol é a principal modalidade esportiva. Foi inaugurada na cidade de São Paulo, no dia 14 de agosto de 1920, por integrantes da comunidade portuguesa residente na capital bandeirante. No dia de hoje (14 de agosto), a Lusa completa seu centenário.  Nestes 100 anos de história, o time paulista formou equipes inesquecíveis, ídolo que conquistou duas  Copas do Mundo e craques talentosos revelados em suas categorias de base. A antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade antecessora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atribuía a Fita Azul (título de honra concedido aos clubes de futebol que, após suas excursões internacionais, retornavam invictos ao Brasil. A Lusa obteve a denominação nos anos de 1951, 1953 e 1954. Dentre as várias equipes memoráveis, a de 1951 foi a melhor de todos os tempos. O time  foi formado por: Muca, Nena, Noronha, Brandãozinho, Ceci, Julinho Botelho, Renato, Nininho, Pinga e Simão, além, é claro, do grande Djalma Santos, o maior lateral direito de todos os tempos.

O ídolo Djalma Santos disputou as copas de (1954, 1958, 1962, 1966). Conquistou os títulos de 58 e 62.  A Lusa revelou talentos como: Rodrigo Fabri, Zé Roberto, Djalma Santos, Zé Maria, Ricardo Oliveira, o gênio Dener. Além destes craques, a Portuguesa contou com grande nomes: o genial  Enéas, Alex Alves, Alexandre Gallo, Augusto, Badeco, Basílio, Batatais ,Bentinho, Bolívar (anos 1970), Bolívar (ano 2000), Brandão, Brandãozinho, Caio, Capitão, Carioca, Carlos, César, Cláudio Adão, Clemer, Conrado Ross, Daniel González, Dicá, Diogo, Dida, Ditão, Edno, Diogo, Djalma Santos, Edu Marangon, Émerson, Evair, Evandro, Fabiano, Felipe, Félix, Filó, Henrique Frade, Ipojucan, Irênio, Ivair, Jair, Jair Marinho, Jonas, Jorginho, Julinho Botelho, Leandro Amaral, Leivinha, Lúcio Bala, Machado, Marinho Peres, Mathias (anos 1980), Moisés, Nílson, Nininho, Noronha, Paulinho McLaren, Pinga, Roberto Dinamite, Servílio, Sílvio, Simão, Sinval, Tiago, Tite, Tiba, Toninho, Weverton, Wilsinho, Wladimir, Zé Maria (anos 1960).

A equipe lusitana conquistou os seguintes títulos:

 

 

 

HONRÁRIAS

Competição

Títulos

Temporadas

FitaAzulInternacional.png

Fita Azul

3

19511953 e 1954

NACIONAIS

Competição

Títulos

Temporadas

Segunda Liga Brasileira Serie B (2014-).png

Campeonato Brasileiro - Série B

1

2011

INTERESTADUAIS

Competição

Títulos

Temporadas

Rio-SãoPaulo.png

Torneio Rio-São Paulo

2

1952 e 1955

ESTADUAIS

Competição

Títulos

Temporadas

0-esp.png

Campeonato Paulista

3

19351936 e 1973

0-esp.png

Taça Estado de São Paulo

1

1973

0-esp.png

Taça Governador do Estado de São Paulo

1

1976

0-esp.png

Torneio Início

3

19351947 e 1996

0-esp.png

Campeonato Paulista - Série A2

2

2007 e 2013

 

Em 2013, no campeonato brasileiro da série A, a Lusa viveu o capítulo mais triste da sua história centenária. A CBF (casa do 7x1), STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportivo) e dois times de futebol do Rio de Janeiro rebaixaram o time paulista para série B. A Lusa venceu em campo, entretanto o Fluminense foi salvo pelo fato da Portuguesa ser culpada pelo STJD , por escalação irregular do meia Héverton. A mesma acusação foi feita para o Flamengo, em relação ao lateral André Santos. A corte desportiva cumpriu a denúncia e penalizou as duas equipes com a perda de 4 pontos. Diante disso, o Flamengo caiu da 11º colocação para a 16º, enquanto a Lusa caiu da 12º para a 17º, ficando entre os 4 times rebaixados, deixando o Fluminense na Série A. Nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, ....  O 14 de agosto de 2020 é o centenário da icônica, querida, humilde, linda, guerreira Portuguesa . Parabéns Lusa!!! Um dia, a senhora voltará triunfar entre os grandes do futebol brasileiro. Deus a abençoe!!!!  Felicidades 1000!!!!

Sérgio Lopes (Jornalista, Professor, Especialista em TV, Cinema e Mídias Digitais)