De acordo com Lêillane
Soares, o conceito de burocracia deveria ser procedimentos que visam atrapalhar
quando estamos com muita pressa para fazer algo. Nas instituições (pública, privada, social)
tais como: escolas, hospitais, cartórios, empresas, órgãos públicos dentre
outros, há sempre a figura detestável de um burocrata ou tecnocrata. Este
profissional adora complicar a vida da equipe de trabalho. A maior parte
designa determinações gerenciais arbitrárias, enfadonhas, repetitivas,
extenuantes e inúteis. A Produção quase
diária de relatórios, a exigência de reuniões intermináveis aos sábados ou após
o expediente, as inúmeras chamadas telefônicas fora do horário de trabalho, a criação
de projetos inúteis, sobretudo, na área de educação são algumas atitudes
desagradáveis dos burocratas e tecnocratas. Quem já enfrentou, enfrenta ou
enfrentará o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a Receita Federal, o
DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), a Administração de Benefícios dos
Servidores Públicos...? Bastantes cidadãos sempre ficam enfurecidos com a
imprestabilidade do sistema burocrático do país. Milhões de indivíduos sentem o
quanto é repugnante os imensuráveis formulários, métodos equivocados, imposição
desigual ao trabalhador brasileiro, funcionários públicos nada atenciosos,
dificuldade para conseguir um serviço público e descontentamento com a solução.
“Burocracia: a arte de converter o fácil para o difícil através do inútil” é
uma frase de autoria desconhecida e define bem a complexidade burocrática. Senhores
burocratas e tecnocratas libertem as suas mentes para chegarem a novas conquistas,
planos, maneira de viver e refletir. Por fim, como disse o pensador Ernesto P.
Neto: “os governos devem tornar a vida do cidadão mais produtiva e livre, sem
burocracias e amarras”.
Sérgio
Lopes (Jornalista, Professor, Especialista em TV, Cinema e Mídias Digitais)
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