sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

País em movimento, líderes em ponto morto

 


Milhões de brasileiros são prejudicados por enchentes, ruas esburacadas, transporte público ineficiente, poluição e uma infraestrutura que insiste em falhar. Nos últimos anos, a sucessão de escândalos de corrupção não apenas manchou, mas expôs o país a um constrangimento contínuo. Lavagem de dinheiro, organizações criminosas, desvios de recursos destinados ao enfrentamento da COVID-19, compra de votos e fraudes em contratos públicos tornaram-se acusações recorrentes envolvendo nomes conhecidos da arena do poder. Alguns foram afastados, outros estão presos, e muitos são reincidentes no noticiário. Ainda assim, o Brasil não se resume aos seus escândalos. É também território de resistência, criatividade e reinvenção. Comunidades, movimentos culturais e a força cotidiana do povo sustentam a vitalidade da nação. Enfim, a ironia nacional recai sobre os líderes do lugar nenhum: estacionam no poder e aceleram no gasto.

                                                       Sérgio Lopes Jornalista

Texto publicado no Blog dos Letrados Desalienados (blogdosletradosdesalienados.blogspot.com), em comemoração aos 10 anos de resistência crítica e literária do espaço criado pelo jornalista Sérgio Murilo Rodrigues Lopes, dedicado à palavra como forma de consciência, sensibilidade e liberdade.

2 comentários:

  1. Não tem ninguém preso, por corrupção. Foram todos soltos: uns juiz, deputados , senadores , ministros e presidente etc. Hoje penso não há políticos corruptos , mais sim um povo sem caráter e sem e conhecimento. Não lê e não se informa. Quantos deputados e senadores corruptos que já foram eleitos várias vezes.

    ResponderExcluir
  2. Milhões de eleitores não votam de maneira consciente.

    ResponderExcluir