quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A Consciência Negra é somente no dia 20 de novembro?



Zumbi dos Palmares (imagem pública da internet)
        Na República Federativa do Brasil é celebrado o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, em 20 de novembro. Segundo informações da Agência Brasil, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data 20 de novembro, incluída em 2003 no calendário nacional, refere-se à morte de Zumbi dos Palmares em 1695, ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do país. 
Imagem pública da internet
        Desde de 2003 até o ano vigente, todo dia 20 de novembro é sempre a mesma coisa, especiais com negros na TV, eventos culturais, palestras, reportagens sobre as condições do trânsito para o litoral (pois é feriado em algumas cidades) e alusões sobre o fim do racismo no país. O dia da Consciência Negra pode ser considerado como uma maneira que os cidadãos brasileiros têm para refletir a respeito da inserção do negro na sociedade brasileira. Porém a inclusão da população negra em todos os setores da vida moderna deveria ser frequente, não somente no dia 20 de novembro. O número de habitantes da raça negra no território nacional ultrapassou a casa dos 100 milhões. Segundo o Censo do IBGE de 2010, naquela época chegava a 101.923.585 habitantes. O aumento populacional não representou avanço, de modo geral, a maior parte dos negros foram e ainda são preteridos em praticamente todas as esferas de acesso a proteção dos direitos, ao bem-estar e promoção do bem-estar. Essa desigualdade não é apenas socioeconômica, é uma desigualdade racial. Ela tem fortes componentes que realmente alteram oportunidades de todos terem acesso aos direitos mínimos, inclusive à vida.
Imagem do site: www.ofuxico.com.br

         Diante da árdua realidade enfrentada pelos nossos irmãos negros, o país passou a ter o vício do racismo. Porém só poderemos vencer o vício, quando a sociedade assumir a responsabilidade pela existência do racismo e a necessidade de tratá-lo de forma adequada. Se uma determinada empresa vê que o funcionário é um excelente profissional, é qualificado para desempenhar determinada função, mas é negro... Por que não contratá-lo? Por que conservar ódio e rancor a empregabilidade de jovens negros e jovens que residem em comunidades carentes? Esses preconceitos devem ser abolidos para que tratemos efetivamente o racismo no nosso país.  Enfim, todos os brasileiros e brasileiras devem lutar por uma sociedade de fato  justa, democrática, igualitária, fraterna, unindo todos trabalhadores num projeto de nação que contemple a divergência gerada no nosso processo histórico.
Sérgio Lopes







9 comentários:

  1. Prezado Roger,
    O Blog dos Letrados Desalienados é um espaço aberto para discutir ideias e tentar reduzir a grande quantidade de fúteis e alienados espalhados pelo nosso Brasil. A luta é árdua, porém estamos trabalhando para tentarmos despertar o senso crítico da maioria das pessoas. Roger, o blog agradece sua visita e seja sempre bem-vindo.
    Abraço fraterno,
    Sérgio Lopes

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Rodrigo,
    A discussão em torno da temática raça e etnia é um dos debates mais constantes na sociedade moderna. Sobretudo porque a questão está no cerne dos conflitos que o planeta vem enfrentando... Enfim, agradeço a participação e seja sempre bem-vindo no Blog dos Letrados Desalienados.
    Abraço fraterno,
    Sérgio Lopes

    ResponderExcluir
  5. Finalmente o 20 de novembro entrou para o calendário de Juiz de Fora, como "Dia da consciência Negra"!

    ResponderExcluir
  6. Prezada Camila,
    A inclusão do negro na sociedade brasileira ainda é um desafio. Além do 20 novembro, Juiz de Fora e o país precisam garantir os direitos da população negra...
    Abraço,
    Sérgio Lopes

    ResponderExcluir
  7. Então, esta desigualdade que vemos em nosso País é triste e sofrida mesmo. Que culpa tem de nascer Negro.
    O exemplo do cerebro humano, tomos somos iguais...só mesmo o que é diferente é o do Racisimo...o racista.
    É um tem importantissimo...e eu em particular posso dizer bem na pele como funciona...na minha vida, no trabalho meu estive 9 anos na Africa em 6 Paises e sei bem viver com os Negros.
    Na Europa ja ha empresas que para receber um CV nem mesmo o nome do candidato deve estar para que não aja desigualdades na hora de selecionar o profissional...digo o nome, sem dizer que foto...ja ha muitas e muitas que não aceitam CV se tiver foto.
    Abraços...e Sergio, mandando bem.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Fausto,
    Os negros escravos do Brasil no período colonial ajudaram a desenvolver nosso país. No dias atuais, ainda é importante força de trabalho... O que o Brasil fez pelos nossos irmãos negros? No mundo, a situação não é muito diferente... Penso que todos deveriam repensar a situação da população negra. Fausto, o blog agradece a visita e seja sempre bem-vindo ...
    Desejo te tudo de bom.
    Sérgio Lopes

    ResponderExcluir