domingo, 19 de junho de 2016

Eles são desonestos, insensíveis e mentirosos?


Imagem: acritica.uol.com.br
               De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 5570 municípios. Todos possuem vereadores... Conforme informações do www.estadao.com.br, os municípios brasileiros somados elegem a cada quatro anos cerca de 57 mil vereadores.  A maior parte das pessoas não conhecem ou não sabem a respeito destes políticos. O que faziam antes de serem eleitos? Qual a escolaridade destes parlamentares? Qual é a proporção de mulheres entre os vereadores? Eles são idênticos aos eleitores de seus municípios?
               O vereador faz parte do poder legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Eles são responsáveis pela discussão, elaboração e votação de leis para a municipalidade, propondo-se melhorias, serviços e obras para melhorar a qualidade de vida geral da população. Além disso, responde pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, essencialmente no tocante ao cumprimento da lei e da correta gestão e aplicação do dinheiro público.
               As Eleições Municipais acontecem no Brasil de quatro em quatro anos. O 1º turno acontecerá no dia 2 de outubro de 2016 e o 2º turno no dia 30 de outubro de 2016. Nesta época, o apelo e a tentativa do convencimento por meio de promessas é um dos mecanismos mais usados pelos candidatos. Na busca enlouquecida pelo voto e pelo apoio, a maioria dos políticos falam demais e prometem absurdos...  Apresentam projetos para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas da saúde, da educação, do esporte, da cultura, do lazer, do asfalto, do meio ambiente, do trânsito, dos loteamentos e das casas populares. 
               Naturalmente, há alguns candidatos comprometidos e com projetos... Contudo, a história da política nacional apresentou e ainda apresenta a existência de uma imensa quantidade de políticos corruptos, oportunistas e de caráter duvidoso. Na busca exacerbada pelo projeto de carreira política, prometem e não cumprem... Daí a necessidade do desenvolvimento de uma consciência política cada vez mais apurada e aguçada, pronta para descartar o voto destes indivíduos e para confirmar o apoio aos que realmente desejam uma cidade melhor para todos. Amigos leitores do Blog dos Letrados Desalienados, votemos conscientes.
Sérgio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário