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O
ocidente comemora o natal no dia 25 de dezembro, a data pode ser considerada o
tempo de festejar e celebrar o nascimento do filho único, mas é também a época
em que devemos nos silenciar e fortificarmos ainda mais nossa fé. Entretanto, milhões
de pessoas fazem compras, visitam o Papai Noel no shopping, fazem ceia e só
pensam em encher a pança... Lamentavelmente, essa é a realidade de muitas
famílias no período de Natal. Todavia, o nascimento de Jesus Cristo presume
consumismo exacerbado? O espírito natalino não tem outra significação a não ser
satisfazer de desejos, alimentos e presentes? A comemoração do milagre do
nascimento de Jesus Cristo deveria despertar nos homens a esperança e a fé em
Deus...
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Além
disso, os sentimentos de solidariedade e caridade afloram entre as pessoas.
Muitos passam a enxergar o próximo e suas necessidades... Por que a maioria das
pessoas não são solidária e caridosas antes do período do natal? A caridade e a
solidariedade poderiam estender durante todo ano. A humanidade não deveria
preocupar somente com os bens materiais, precisamos agregar valores como: (amor,
fé, paz, alegria, respeito) à vida das outras pessoas. Contudo, o natal
tornou-se predominantemente mercantil na sociedade contemporânea. Uma boa parte
da população ocidental deixou de lado o sentindo religioso e transformou o
Natal num empreendimento comercial, econômico, turístico com objetivo da
obtenção de lucros. Nesta época do ano, os donos dos comércios ganham muito
dinheiro...
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A
exagerada publicidade convence a maior parte dos alienados preenchendo-os com
ideias, tais como: no natal devemos dar presentes para os parentes e
conhecidos; devemos vestir bem; devemos ter uma mesa farta comprando muitos
alimentos... Ou seja, a propaganda natalina leva os consumidores a comprarem
excessivamente. Por fim, o sistema capitalista destruiu a essência do Natal que
é o simbolismo do nascimento humilde de Jesus Cristo. Aquele que revolucionou a ética por uma vida
de coerência e amor... Infelizmente, o natal capitalista domina o mundo. Este
modo de produção característico da atualidade criou a imagem de um velho
barrigudo e barbudo que carrega um saco de presentes para os bem nascidos e
que, cruelmente, faz pouco para os infortunados, visto que tais presente nunca
chegarão às crianças menos favorecidas economicamente. Aqui no Brasil, esta figura
cruel e nojenta chamada Papai Noel se popularizou vestido de vermelho e branco
devido ao marketing da Coca-Cola.
Sérgio Lopes
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