sexta-feira, 24 de junho de 2022

O Rei do Cinema Mudo

No século passado, Charles Chaplin foi ícone do cinema mudo. Ele nasceu no ano de 1889, em Londres, na Inglaterra. Exerceu as profissões de músico, escritor, produtor, diretor, roteirista. Todavia ficou conhecido mundialmente, atuando como ator e comediante. Os seus personagens fizeram críticas à organização, à instituição, à indústria, à sociedade. Bem como, julgaram os regimes antidemocráticos (Nazismo e Fascismo). A carreira do ator inglês foi marcada por filmes como: Carlitos Repórter, Corridas de Automóveis para Meninos, O Vagabundo, O Garoto, Em Busca do Ouro, O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Monsieur Verdoux. Ele faleceu em 1977.  Por fim, uma reflexão de Charles Chaplin a respeito da vida.

O Caminho da Vida

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

Charles Chaplin

Sérgio Lopes - Jornalista, Professor, Especialista em (TV, Cinema e Mídias Digitais) e em Letras (Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário