Arnaldo
Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Bellotto e Marcelo Fromer (falecido em 2001) são os integrantes da formação original da banda Titãs. No primeiro
semestre de 2023, eles fizeram apresentações em algumas capitais brasileiras...
Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Florianópolis-SC, Porto Alegre-RS, Salvador-BA,
Recife-PE, Fortaleza-CE, Brasília-DF, Curitiba-PR e São Paulo-SP foram as
cidades privilegiadas com a turnê “Encontro: Todos Ao Mesmo Tempo Agora”. O som
pesado, as letras de cunho social, a desconsideração de padrões musicais (estéticos
e morais), a ironia e a crítica social marcaram as apresentações dos Titãs. Na
década de 1980, as condições precárias de vida, a corrupção da classe política,
a truculência policial, os problemas do cotidiano e a violência representaram
temas abordados nas letras produzidas pela banda. Os hits (Sonífera Ilha, Pra Dizer Adeus, Insensível,
Não Vou Me Adaptar, Televisão, Família, Polícia, Bichos Escrotos, Diversão,
Desordem e Lugar Nenhum) foram criados nos anos 80. Todavia, as temáticas estão
atualizadas no contexto político-econômico do Brasil de 2023. Dentre as várias
canções da banda, destacamos a letra “Polícia”, lançada no ano de 1986. Ela foi
escrita por Tony Bellotto, após ter sido detido ao lado de Arnaldo Antunes por
porte de heroína. A música de Bellotto demonstrou o julgamento das operações
policiais. Além disso, a maneira como a opinião pública enxerga o papel da segurança
pública na sociedade. O vocalista Sérgio Britto e os outros integrantes, com
sensação de fúria, cantaram a música aos gritos. Observe o pequeno trecho: “Dizem
que ela existe/ Pra ajudar! / Dizem que ela existe/ Pra proteger! / Eu sei que
ela pode/ Te parar! / Eu sei que ela pode/ Te prender! / Polícia! / Para quem
precisa/ Polícia! / Para quem precisa/ De polícia”. Algumas forças policiais
são truculentas, despreparadas e insensíveis às variadas circunstâncias dos homens.
Por fim, em pleno século XXI, as canções do Titãs, sobretudo, “Polícia”, fazem
todo sentido.
Sérgio Lopes Jornalista e Professor
Olá meu amigo Serginho. Eu gosto de pensar sempre com o copo meio cheio e meio vazio visto que precisamos deles de fato, até porque vivemos numa sociedade violenta mas eles não tem a preparação adequada e em muitos casos faltam com respeito ao tomar decisões apenas no instinto ou em alguns casos na má fé mesmo. Os policiais estão debaixo de uma estrutura que e falha, tentam fazer seu melhor mas não e complicado encontrar exemplos onde eles faltaram com respeito nas abordagens. Infelizmente a polícia pensa que vive num mundo paralelo ao da sociedade mas no fundo são de carne e ossos e são pessoas com qualidades e defeitos como qualquer ser humano e por isso erram pensando ser superiores aos civis em muitos casos. Mas como eu disse isso e resultante da própria cultura implantada.
ResponderExcluirGrande Evandro, infelizmente, muitos policiais são despreparados e arrogantes. Porém, há muitos policiais competentes e honesto. Tenho amigos policiais, homens de honra. Enfim, eles deveriam ser mais valorizados... Um forte abraço.
ExcluirAlguns policiais, além de despreparados por total desinteresse com a sociedade e com a função que foram designados, acham que têm o poder de julgar e condenar com as próprias mãos: geralmente, sujando-as com sangue.
ResponderExcluirInfelizmente, alguns não honram a farda...
ExcluirAproveitando: uma de minhas músicas preferidas, ao lado de "Miséria", "Comida", "Uns iguais aos outros", entre várias outras dos Titãs (escuto desde os 10 anos de idade)... Abraço, amigo!
ResponderExcluirCurto os Titãs, a banda é sensacional. Eles têm grandes clássicos do rock nacional. Um forte abraço meu amigo.
ExcluirUma sociedade sem uma força policial está fadada ao caos, essa é a verdade. A polícia garante que outras instituições cumpram até mesmo os seus poderes de polícia e fiscalização.
ResponderExcluirPor mais que as pessoas não queiram admitir, ela é de suma importância para o equilíbrio do mundo. Se as escolas funcionam, assim como prefeituras, comércios, empresas e tudo mais, é porque policiais garantem que a lei e a ordem se estabeleçam.
Dizer que existem policiais arrogantes, é o mesmo que dizer que existem jogadores, empresários, professores, artistas e tudo mais pois esta é uma questão não de classe, mas individual.
Curto demais Titãs, a música em questão diz "polícia para quem precisa" e, todos os dias, muita gente precisa discar 190 para garantir seus direitos.
Se deram essa dura nos caras é porque, no Brasil, drogas são ilícitas, a polícia só atua no que pede a lei. Se um dia forem legais estas drogas, pode ter certeza, que nenhum policial irá amolar. A questão aí é de quem trabalha com as formulando leis.
Ótima reflexão, meu amigo! Tmj!
Meu amigo Cloves, sim, todas as profissões têm o lado ruim. Os arrogantes estão em várias áreas. Há professores, jornalistas, diretores, advogados , políticos, jogadores de futebol dentre outros arrogantes... Contudo, há profissionais honestos e competentes como você meu amigo. Um forte abraço.
ExcluirUm grande abraço, meu irmão! Como sempre, fazendo as pessoas pensarem. Parabéns por todo trabalho!👊🏾👊🏾👊🏾
ExcluirUm clássico do Rock analisado com maestria. Essa música fez parte da trilha sonora de TROPA de ELITE. Tanto naquela ocasião como agora a letra fala da operação militar indesejada. Mas o poder de polícia foi criado para que todo cidadão tenham seus direitos respeitados e seus deveres cumpridos. Infelizmente nosso país sofre um sistema corrupto que adentra as instituições públicas. As leis do nosso país são pouco eficazes ou são ignoradas pelos que não as obedecem. Um Policial na Ativa jamais pode perder sua autoridade e muito menos abusar dela em benefício próprio.
ResponderExcluirMeu amigo Helton, a segurança pública é primordial na sociedade. Somos pagadores dos impostos e precisamos de proteção. Porém, como em qualquer área profissional, alguns colaboradores não são competentes para exercer o cargo.
ExcluirBom dia professor serginho!!
ResponderExcluirO Brasil tem um dos maiores índices de violência letais no mundo por ação da polícia.
Na minha opinião A policia brasileira é totalmente despreparada, o nível cultural da policia também influencia muito..vemos vários casos em noticiários com relação a postura de alguns policiais.
O desafio de encontrar um modelo de policiamento adequado esbarra na herança do autoritarismo e na cultura do elitismo, racismo e violência desenfreada.
A disparidade é tão visível que a maioria da população nao confia e nem sentem seguras com a proteção policial. Sem falar os jovens são os mais descrentes na segurança pública, ou seja tem qualificar melhor .
Bom dia dona Mércia, infelizmente, há muitos policiais despreparados. Penso que deveria ter um melhor preparo na formação policial. O trabalho dos policiais é extrema importância para a sociedade civil.
ExcluirNão precisaríamos de polícia se todos os investimentos e esforços fossem para educação e valorização dos educadores
ResponderExcluirSeria a sociedade brasileira dos sonhos. Ainda é uma utopia.
ExcluirFala camarada! Pois então, esta letra creio que tem muito a ver com seu contexto, estávamos saindo de um ditadura, onde o "guarda da esquina" tinha muitos poderes, de deter, prender e até agredir, isso segundo o seu próprio julgamento (triste constatar que em algumas situações isso não mudou nada). Isso junto com a euforia da época de redemocratização e a chegada da geração dos Titãs foi um caldeirão. Havia por parte de setores militares e conservadores uma tentativa de colocar artistas e todos aqueles que defendiam novos tempos como degenerados, daí a perseguição à várias figuras que representavam novos paradigmas, em especial para a juventude. Foi assim que foram presos vários ídolos do rock nacional da época.
ResponderExcluirRecentemente vi um vídeo sobre o caso, com alguns dos titãs falando sobre isso, como uns seguraram a barra dos outros e o processo de aceitação e tratamento que resolveram fazer após isso.
Recomendo muito o canal, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=7y3yFM6ETac
Fala Adebiano, obrigado pela sua análise. O rock dos anos 80 teve papel relevante naquela época. As letras das canções são atemporais. Elas parecem que foram escritas ontem. Um forte abraço e curta o shows de rock da próxima semana.
Excluir