Do dia 05 de agosto até a
data atual, o apresentador de TV Fausto Silva (Faustão) está internado no Hospital
Israelita Albert Einstein, São Paulo, com o quadro de insuficiência cardíaca, no
último domingo (27/08/2023), recebeu um novo coração, depois de ficar vinte
dias na fila do transplante. Alguns questionamentos estão sendo feitos. O que é
transplante do coração? Faustão “furou a
fila” do transplante?
Segundo o site https://www.tuasaude.com, o transplante de
coração é a substituição do coração por outro saudável, ou seja, que não possua
alterações cardíacas e que seja compatível com a pessoa que tem um problema
cardíaco potencialmente fatal. Ainda de acordo com o site, esta cirurgia é
indicada quando a condição do coração é grave e os outros tratamentos não
tiveram resultado, havendo um elevado risco de morte.
Muitos pacientes brasileiros estão na fila do transplante, a demora é em média, 18 meses... O apresentador aguardou poucos dias pela vinda do coração. Conforme nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein, o órgão era mais compatível com Faustão do que com outros pacientes, uma vez que o tipo sanguíneo do doador era o mesmo do apresentador (tipo B). Isso exclui da disputa todos os pacientes com tipos sanguíneos diferentes que poderiam causar complicações.
Ainda de acordo com a nota, uma avaliação é feita considerando a gravidade e a condição do paciente receptor do órgão. Caso o paciente esteja em estado crítico, necessitando de medicação inotrópica para melhorar a função cardíaca ou de dispositivos de assistência circulatória, ele pode ser priorizado na fila, já que o quadro clínico é mais delicado. Faustão atendia a todos os critérios para essa priorização. O apresentador Fausto Silva não "furou a fila" do transplante?
Sérgio Lopes Jornalista
Sistema é eletrônico fila é por grau de urgência emergência de cada caso
ResponderExcluirO caso do apresentador Faustão é grave.
ResponderExcluirBoa tarde amigo ! Eu particularmente não tenho embasamento neste assunto o suficiente para dizer que foi uma "furada de fila" mas no mínimo ele teve muita sorte visto que pessoas ficam quase dois anos aguardando um doador compatível. O seu anjo da guarda realmente é muito forte e que bom para ele que está dando certo. Pelo jeito ele ainda tem contribuições a fazer neste mundo terrestre e torço para que os outros pacientes que esperam por doadores compatíveis tenha melhor sorte também e possam sair dessa situação.
ResponderExcluirFala meu amigo, torcemos para que todos que estão na fila de transplante, consigam logo o órgão...
ExcluirPrimeiramente parabéns pela matéria, que é de suma importância. Acredito que ele não tenha furado a fila.
ResponderExcluirPrimeiramente, vale destacar que o sistema é completamente automatizado e pode sofrer auditorias, o que por si só torna extremamente difícil alguém "furar a fila".
Mas além disso, cabe pontuar algumas informações importantes:
1. Para receber um transplante, analisa-se questões como peso, altura, tipagem sanguínea, dentre outros fatores, DO DOADOR E DO RECEPTOR.
2. Ademais, verifica-se a distância geográfica entre o doador e o receptor, ou seja, se um doador está no sudeste do país e não dá tempo de levar o órgão para o norte, certamente a cirurgia será feita no sudeste. Caso exista alguém do norte que esteja na frente, este não será beneficiado com o órgão do sudeste.
3. Analisando todas essas questões, foram selecionadas apenas 12 pessoas, dentre as quais o Faustão estava em segundo na ordem. 4. Por motivos que desconheço, o primeiro recusou-se a receber o órgão, que foi encaminhado para o Faustão.
Assim, acerca da fila de transplante, penso não haver qualquer indício de fraude.
Viva o SUS!
Obrigado pela participação Luiz Felipe, sim, a necessidade do órgão era questão de vida. O apresentador gravou um vídeo hoje. Creio que a situação esteja controlada. Torcendo pela recuperação. Um forte abraço.
Excluir