quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Nós somos os homens do lixo

 


Imagem reprodução internet
A quantidade de lixo no Brasil é imensa, uma porção é reciclada... Porém a maior parte é meramente descartada, provocando alterações do estado de saúde para os indivíduos, seus bichos de estimação e contaminando nossa natureza. O volume de lixo produzido por (pessoas, indústrias, comércios...)  segue crescendo assustadoramente.

Imagem reprodução internet
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2022, o Brasil produziu aproximadamente 81,8 milhões de toneladas de resíduos nas áreas urbanas. O montante corresponde a 224 mil toneladas diárias. Com isso, cada brasileiro produziu, em média, 1,043 kg de detritos por dia e 380 kg de lixo por ano. Ainda não há dados referentes ao lixo produzido pelos brasileiros em 2023.

Imagem reprodução internet
Contudo, a população deve adotar algumas medidas urgentes. Reduzir o uso de sacolas plásticas, não desperdiçar alimentos, comprar somente o que irá consumir, consumir conscientemente... Enfim, o compromisso de diminuir a produção de lixo não se limita apenas às condutas que podem ser concretizadas pelos poderes (executivo, legislativo, judiciário), do mesmo modo no campo de ação particular e da coletividade.

Sérgio Lopes Jornalista

2 comentários:

  1. Realmente são vários fatores que faz este lixo todo. Falta da educação de casa , falta de ensinar nos 4 anos inicial do ensino fundamental, leis mais rígidas, encentivar a reciclagen. Vários fatores contribuem para limpeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos continuar produzindo tanto lixo, É preciso rever nossas ações.

      Excluir