quinta-feira, 20 de junho de 2024

O cantor Chrystian morreu, luto na música sertaneja

 





José Pereira da Silva Neto, conhecido artisticamente como Chrystian (67 anos), morreu na quarta (19/06/2024), de choque séptico em decorrência de pneumonia agravada por comorbidades.  As informações são do hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo.  O cantor chegou a ser internado, na noite de ontem, na unidade hospitalar, após sentir mal. O Brasil perde um dos seus maiores talentos do gênero sertanejo, dedicou 60 anos à música. Chrystian fez carreira de sucesso junto com o irmão Ralf Richardson da Silva. A dupla conquistou milhões de fãs por causa da voz afinada, marcante, inconfundível. Lançaram álbuns, coletâneas, DVSs acústicos, vídeos independentes..., conquistaram discos de ouro, platina, platina tripla, diamante, trilha sonora de novela.


Conforme  https://www.cnnbrasil.com.br, natural de Goiânia, em Goiás, o artista ganhou fama ao lado do irmão, Ralf, quando formaram a dupla Chrystian e Ralf. Juntos, eles lançaram 20 álbuns, além de 32 coletâneas e 2 DVDs acústicos. Ao longo dos anos, conquistaram 15 Discos de Ouro, 9 de Platina e 4 de Diamantes. Entre os sucessos da dupla estão canções como “Chora Peito”, “Minha Gioconda”, “Vira, virou”, “Tempo ao Tempo”, “Cheiro de Shampoo”, “Nova York”, “Olhos de Luar” e “Saudade”. Segundo https://www.cnnbrasil.com.br, antes de se juntar ao irmão, Chrystian teve uma carreira solo. Ele gravou diversas canções em inglês, entre elas, “Don’t Say Goodbye”. A música ficou por 19 semanas nas paradas musicais. No entanto, o acordo com a gravadora lhe pedia anonimato. Depois disso, ele passou a cantar com o irmão. Até 1975, eles gravaram diversas músicas em inglês. Em 1983, a dupla decidiu assumir o gênero sertanejo e lançou o primeiro álbum. Na mesma década, eles se tornaram a primeira dupla sertaneja a lançar um CD, com a coletânea, “Convite para ouvir Chrystian e Ralf”.


De acordo com https://www.cnnbrasil.com.br, ao longo dos anos, diversas músicas dos irmãos integraram trilhas sonoras de novelas da TV Globo, SBT e TV Record, atingindo sucesso nacional. A dupla também era reconhecida internacionalmente, com músicas em inglês e espanhol, e realizou turnês fora do Brasil. Ainda como https://www.cnnbrasil.com.br, no ano 2000, Chrystian e Ralf anunciaram que estavam se separando para focar nas carreiras solos após 16 anos. Chrystian lançou o álbum “Beijo Final”, com duas músicas que seriam regravadas anos mais tarde: “Tá no Meu Coração”, por Edson & Hudson, em 2005, e “Foi Só Engano” por Zezé Di Camargo & Luciano, em 2006.


Tal qual https://www.cnnbrasil.com.br,  no ano seguinte, os irmãos anunciaram o retorno e lançaram mais de 10 discos até 2021, quando anunciaram o fim definitivo da dupla, quando Chrystian decidiu seguir carreira solo. Ele tinha um show marcado para o dia 22 de junho, em Franco da Rocha, no interior de São Paulo, mas foi cancelado devido a problemas de saúde. O Brasil e o cenário musical estão de luto.  Chrystian foi, é e sempre será base primordial no desenvolvimento da música sertaneja no Brasil. A sua voz aguda, o seu talento, a emoção das melodias e a dedicação aos fãs foram atributos marcantes do músico goiano. Enfim, obrigado pela (paixão, voz afinada, alegria, felicidade), presença de palco carismática e grandes canções. Descanse em paz Chrystian! Vá em paz! Vá com os anjos!

Sérgio Lopes Jornalista

2 comentários:

  1. Deixou um grande legado.uma pena. Que vai em.paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos maiores nomes da música sertaneja, cumpriu com. maestria sua passagem pela Terra...

      Excluir