O mundo competitivo do século XXI apresenta o bajulador. Esta figura é incompetente , falsa, traiçoeira, má, inescrupulosa, interesseira. Ama os que ocupam posições privilegiadas na sociedade : juiz, desembargador, militar de alta patente, empresário, pecuarista, artista, músico, diretor de instituição pública e privada. Além disso, idolatra políticos (prefeito, vice_prefeito, vereador, deputado ...) . Muitos bajuladores e bajuladoras são enlouquecidos pelos cônjuges dos políticos. Alguns promovem festas e comemorações para agradar aos "idolos" (meu prefeito do coração, a minha diretora preferida, a empresária mais linda, o militar guerreiro, a esposa bondosa do político, o juiz meu amigo...). Os bajuladores são oportunistas e dignos de pena. Já o honesto tem atitude e comportamento nobres. Embora não seja reconhecido e valorizado, o ser humano honesto visa aos objetivos. Trabalha com honestidade, obedece às regras e às normas. Não espera nada de ninguém, não fica endeusando e lambendo as botas de políticos e de homens e mulheres endinheirados. Em conclusão , o honesto opta pela verdade. O bajulador é movido pelos interesses e pelas regalias.
Sérgio Lopes Jornalista
Tenho consciência tranquila que nunca faria um papel deste. Mais valorizar alguém não é bajular. Você pode valorizar sem conviver.
ResponderExcluirInfelizmente, muitos são bajuladores. O interesse é por vantagens. Graças a Deus, sempre consegui atingir os meus objetivos com meu trabalho e meu mérito. Esse é o melhor caminho.
ResponderExcluir