sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Por que eles não valorizam a riqueza musical da Música Popular Brasileira?




Imagem pública da internet
        O compositor Antônio Carlos Gomes era representante de nossa emergente musicalidade no final do século XIX, ele é considerado o principal compositor de ópera da história da música clássica brasileira. Suas obras musicais relevantes são “O guarani” e “O escravo”. No início do século XX, Heitor Villa Lobos considerado o ícone do cenário musical do Modernismo no Brasil, consegue consolidar a relevância do compositor no registro da personalidade nacional através da Música como componente suficiente e autônoma em si. 
 
Imagem pública da internet
         Em maio de 1928, Oswald de Andrade divulgou O Manifesto Antropófago ou Antropofágico que tinha por objetivo repensar a dependência cultural brasileira, fundando uma identidade cultural que teve reflexos na música brasileira, por exemplo, sendo a Bossa Nova e o Tropicalismo dois exemplos típicos de concretização dos ideais de “devoração crítica” ou “deglutição” definidos pelo poeta Oswald.
 
Carmem Miranda (imagem pública da internet)

         As primeiras marchinhas de carnaval, chorinho, o frevo, os primeiros programas de rádio e a indústria fonográfica surgem nas décadas de 1930 e 1940. As produções artísticas foram organizadas com harmonia mais rica, inversão de baixos e modulações.  Naquela época despontaram Noel Rosa, Cartola, Pixinguinha e surgiram os primeiros ídolos: Carmem Miranda, Ângela Maria, Nelson Gonçalves, Emilinha Borba.

Garota de Ipanema (imagem pública da internet)
        Na cidade do Rio de Janeiro, na segunda metade dos anos 1950, originou um movimento musical brasileiro chamado Bossa Nova, criado pelos cantores e compositores Tom Jobim, João Gilberto e Vinícius de Moraes. As principais influências foram o samba e o jazz norte-americano. No começo da década de 1960, quando este estilo já era sucesso no Brasil, ele chegou nos Estados Unidos, país em que também obteve destaque. Alguns cantores e cantoras importantes foram: Vinícius de Moraes, Tom Jobim (Antônio Carlos Jobim), Nara Leão, Edu Lobo, Toquinho, João Gilberto, Claudete Soares, Roberto Menescal etc. A Bossa Nova teve grandes sucessos como: “Chega de saudade” de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, “Bim bom” de João Gilberto, “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, “Ela é carioca” de Vinícius de Moraes, “Eu sei que vou te amar” de Tom Jobim, “Soneto de Fidelidade” de Vinícius de Moraes, “Águas de março” de Tom Jobim "Se todos fossem iguais a você" de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. 
 


Os Tropicalistas (Imagem pública da internet)
        No final da década de 1960, o Tropicalismo surgiu como um movimento de ruptura que agitou o ambiente da cultura brasileira e da música popular. Os destaques foram: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, a banda Mutantes, o poeta Rogério Duarte, o produtor musical Rogério Duprat, o maestro Júlio Medaglia e os escritores Torquato Neto e José Agrippino de Paula.  Os integrantes do movimento buscaram reinventar as artes brasileiras, sobretudo a música, e desfazer das tendências nacionalistas defendidas por setores de esquerda que desejavam distanciar a arte brasileira da influência norte-americana. Os defensores do Tropicalismo achava impraticável aliar a evolução musical e cultural do país, e consequentemente, o progresso e o projeto de independência nacional, sem levar em conta a inserção nos acontecimentos do período, como a revolução sexual e a Guerra Fria. Os tropicalistas procuraram universalizar a linguagem da MPB (Música Popular Brasileira), incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica. Algumas músicas de sucesso foram: Tropicália (Caetano Veloso, 1968), Alegria, Alegria (Caetano Veloso, 1968), Atrás do trio elétrico, (Caetano Veloso, 1969), Aquele abraço (Gilberto Gil, 1969). 


Clube da Esquina (imagem pública da internet)

        A década de 1970 apresentou outra importante inovação da Música Popular Brasileira , o Clube da Esquina. Movimento musical brasileiro que surgiu em Belo Horizonte - MG, onde jovens músicos produziram sons que incorporaram com a canção dos negros mineiros, com alguns recursos de música  hispânica e erudita, com as inovações trazidas pela Bossa Nova a elementos , do rock – principalmente The Beatles e do jazz. Os principais representantes foram: Milton Nascimento, Lô Borges, Wagner Tiso, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Tavinho Moura, Flávio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brant.  Naquela época, esses artistas tornaram-se referência de qualidade na MPB pelo alto nível de performance e disseminaram suas inovações e influência a diversos cantos do país e do mundo. Algumas canções de destaque foram: “Tudo que Você Podia Ser” (Lô e Márcio Borges), “O Trem Azul” (Lô Borges e Ronaldo Bastos), “Nuvem Cigana” (Lô Borges e Ronaldo Bastos), Um Girassol da Cor de seu Cabelo” (Lô e Márcio Borges), “Estrelas” (Lô e Márcio Borges), “Paisagem na Janela” (Lô Borges e Fernando Brant), “Os povos” (Milton Nascimento e Márcio Borges) dentre outras.  

Imagem pública da internet
        Enfim, a riqueza musical descrita nas diferente etapas da evolução da Música Popular Brasileira, não é levada a maior parte do público. É limitada pelo interesse econômico da indústria fonográfica, que dificulta, mas não impossibilita a capacidade criativa de superar a inércia do “péssimo gosto musical”. Mesmo massacrados pelo reduzido espaço de divulgação, nos veículos direcionados a músicas consumidas pelas massas alienadas sujeitas ao interesse mercadológico. A  MPB  e  seu público ainda acreditam na música como cultura e arte,  e  nunca desistirá de produzir canções de qualidade.
Sérgio Lopes
 





2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog meu grande amigo!
    Realmente é uma tristeza muito grande perceber cada vez mais a diminuição do espaço para a música de qualidade no Brasil. Infelizmente o atual senário musical brasileiro está sendo marcado por muita futilidade, alienação e por figuras bizarras como Wesley safadão e Mr Catra por exemplo. Grande abraço meu amigo e viva a boa música!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo Carlos Augusto,
    O cenário musical brasileiro atual está em crise, mas temos que fazer nossa parte e orientar os jovens a respeito das canções de qualidade. Há grandes cantores na música popular brasileira... Carlos, agradeço sua participação e seja sempre bem-vindo no Blog dos Letrados Desalienados.
    Desejo lhe felicidade,
    Sérgio Lopes

    ResponderExcluir