Na minha infância, a minha mãe é a minha avó me ensinaram a comer manga. Tenho memória afetiva daqueles tempos. Eu e meus irmãos aguardávamos ansiosamente o verão, época das mangas. Havia duas mangueiras em nossa casa, todas as manhãs, corríamos até o terreiro para catar as mangas.
O meu pai também nos ensinou duas técnicas para apanhar manga. A primeira foi encostar o bambu gigante no fruto maduro , quando fazia isso, a manga caia no chão.... A segunda foi espetacular, nosso pai subia na mangueira e balançava.... Nós enlouquecíamos com a fantástica chuva de manga.
O nosso estoque de manga sempre foi surreal. A solidariedade marcou definitivamente a vida da minha mãe, da minha avó e do meu pai. Eles doaram mangas para muitas pessoas da nossa cidade... Todos os dias, lambuzávamos os rostos e sujávamos as camisas. Em alguns verões, primos e primas nos visitavam. Eles apreciavam a fartura de mangas...
Minha mãe e minha avô frequentemente fizeram suco e doce de manga, porém exageraram no açúcar. Nós nunca preocupamos com isso. Sempre gostamos de tomar um suquinho e comer um docinho.
O tempo é cruel e nada dura para sempre. Minhas amadas ( mãe e avó) já faleceram. Oh saudade sufocante! As duas mangueiras da nossa casa não existem mais. Dois primos morreram, a maioria não passa mais férias conosco. Meu pai está aqui firme e forte, graças a Deus! Um irmão gosta muito de manga ainda, o outro , eu não sei. Eu não gosto de doce de manga. Eu adoro suco de manga sem açúcar e amo manga. A manga é uma doce memória para nós.
Sérgio Lopes Jornalista
Na nossa região, maioria tem história parecida. Muito bom estamos na época delas. Elas fazem sucessos. É uma fruta deliciosa! Contém suas vitaminas.tem uma vantagem não Contém agrotóxico. As nossas aqui!
ResponderExcluirSem dúvida, a ubá é a melhor de todas. A manga é uma fruta maravilhosa.
Excluir