Segundo o site https://www.sinonimos.com.br, o vocábulo elogio
significa: enaltecimento, congratulação, aplauso, encômio, exaltação, gabação,
gabo, glorificação, honra, louvação, louvor, preconização. O elogio serve para
motivar pessoa ou profissional, faz com que sinta bem e gere resultados
cada vez melhores.
Entretanto, nos relacionamentos interpessoais e nas relações profissionais, muitos indivíduos e gestores, raramente, fazem elogios. Por que eles detestam elogiar os outros? A inveja do talento e da habilidade de alguém, o medo do colega de trabalho destacar, o temor de perder o cargo e o receio de críticas podem ser motivos para não elogiarem os colaboradores ou os meros anônimos.
Nas residências, nas ruas, nos meios digitais, em diferentes ambientes de trabalho: órgãos públicos, comércio, indústria, meios de comunicação, saúde, transporte e setor educacional (sobretudo nas escolas públicas) deveriam proporcionar bem-estar e tranquilidade para incentivar alto performance no trabalho, nas atividades do cotidiano e na inspiração dos profissionais e cidadãos comuns.
O ambiente de trabalho saudável é sonho impossível. Muitos gestores, gerentes, chefes, presidentes, supervisores, empresários, políticos dentre outros cometem erro grave. Infelizmente, tratam o excelente profissional e o péssimo da mesma forma. Enfim, é triste realidade no país. Milhões de trabalhadores brasileiros estão adoecendo e abandonando carreiras devido a desmotivação, a falta de reconhecimento e a valorização.
Sérgio Lopes Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário