quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Voto Consciente

 

Nos tempos de eleições, ouvimos a frase: “faça um voto consciente”.  No processo eleitoral democrático, os eleitores deveriam escolher seus candidatos de maneira ponderada, esclarecida e crítica. É preciso refletir a respeito dos interesses coletivos e dos indivíduos que os cercam.  O voto consciente é primordial para solidificar a soberania popular e assegurar que os eleitos representem de modo legítimo as prioridades do povo.  Entretanto, muitos eleitores são alienados e optam por políticos demagogos e corruptos. O perfil do eleitor alienado, normalmente, é marcado pela falta de acesso a informações fidedignas, pela inabilidade de compreender entre noticias reais e falsas sobre candidatos e propostas. 


Além disso, milhões de pessoas ainda votam por gratidão aos (prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores...) que ajudaram: esposo, esposa, filho, filha, pai, mãe, irmão, irmã, parentela e correligionários... Mesmo que esses futuros candidatos ainda continuam aceitando suborno, desviando recursos públicos, manipulando licitações ou contratos públicos, explorando sentimentos de (medo, ódio ou frustração), prometendo soluções fáceis, utópicas e imediatas, o voto é garantido...  Ademais, o eleitor alienado vota em candidatos por ser parente ou amigo, bem como, por promessa de empregos, cargos públicos, dinheiro, engradado de cerveja, churrasco, cachorro quente, camisa de time de futebol, cimento, caminhão de areia e brita, pagamento de conta de luz e água.  

A esperança do voto consciente é viável para a manutenção do processo democrático. No tempo em que os eleitores votarem com conhecimento, eles podem elevar as possibilidades de promoverem representantes do povo que possam implantar politicas competentes e adequadas. Por fim, no dia das eleições municipais de 2024, na hora de votar, faça a escolha consciente! Opte pelos prefeitos e vereadores que estejam empenhados com as demandas da população local e com educação, saúde, segurança, infraestrutura, lazer, cultura e, segurança da cidade!

                   Sérgio Lopes Jornalista 

2 comentários:

  1. Ótimo seu texto. Mais infelizmente a realidade é esta. Toma lá e dá cá.

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito real no nosso país, sobretudo, no período eleitoral...

    ResponderExcluir