terça-feira, 19 de agosto de 2025

A MG - 353 é trágica

 









A pista restrita, a falta de acostamento, os avisos de trânsito limitados, a ausência de iluminação, os buracos, as ondulações, o registro frequente de acidentes, o tráfego intenso de veículos, sobretudo, caminhões são motivos que implicam risco e incômodo aos usuários que utilizam o percurso de Juiz de Fora a cidades vizinhas. Ademais, serve também de entrada para a Zona da Mata Mineira e rota para o Aeroporto Presidente Itamar Franco, conhecido como Aeroporto Regional da Zona da Mata, localizado entre as cidades de Rio Novo e Goianá.  A realidade da MG-353 é apontada como incerta há mais de três décadas, porém nos últimos anos, o cenário tornou-se preocupante e perigoso, as chuvas demoliram trechos, o movimento de veículos de grande porte impulsionou as falhas.  A imprensa local apresentou e ainda continua apresentando para a população o descaso com a rodovia. O trabalho jornalístico relatou e sempre relata fatos, acontecimentos, verificações, informações, apurações relevantes para despertar o interesse do poder público. Entretanto, os meios de comunicação não podem fazer melhorias.  Quem são os responsáveis pelo desenvolvimento da MG-353? O DER-MG (Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais) executa aperfeiçoamento, preservação, marcação, melhora e licitações de empresas para realizar serviços, assegurando a tranquilidade e a capacidade de um veículo de estar em condições adequadas para transitar na rodovia. O Governador e o Governo Estadual têm a obrigação de estabelecer preferências, investir dinheiro, dar consentimento às propostas e permitir os trabalhos na MG-353, bem como vincular conforme as regras da política, para incorporar a rodovia em projetos de aplicação de recursos financeiros e exigência do desempenho de metas destinadas ao DER-MG e às entidades licitadas.  As Empresas contratadas para manutenção seguem os acordos acertados pelo DER-MG, confirmando progresso e estabilidade da estrada.  Em conclusão, na teoria, a função dos órgãos (DER – MG, Governador – Governo Estadual, Empresas Contratadas) é perfeita. Na prática, a MG-353 é considerada vergonha, motoristas e passageiros correm risco todos os dias. Até quando continuará abandonada?

                                                     Sérgio Lopes Jornalista  

Nenhum comentário:

Postar um comentário