sábado, 4 de outubro de 2025

A mente fraca e a mente forte

 

A reflexão acima indica a discrepância entre condutas defronte das provocações. Homens e mulheres com mente fraca priorizam os contratempos, vivem se lamentando, sem procurar alternativas. Por outro lado, a mente forte visualiza o contexto de maneira objetiva, lida com o que acontece e tenta superar os obstáculos. O talento para discernir possibilita considerar os lados positivos e negativos. A flexibilidade demonstra-se na constância, em face das complicações. Quem resmunga continuamente, consome energia em vão, fragilizando suas competências. Sob outra perspectiva, quem decide com clareza e julgamento progride em âmbito pessoal e de carreira. Logo, a capacidade mental associa-se à atuação, ao pensamento crítico, ao compromisso.

                                                Sérgio Lopes Jornalista

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Meu artigo no Jornal Tribuna de Minas

 

O Jornal Tribuna de Minas divulgou o meu artigo: "Economizar" x "Só se vive uma vez". Leia no link https://tribunademinas.com.br/opiniao/tribuna-livre/02-10-2025/economizar-x-so-se-vive-uma-vez.html

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Capinar ou Estudar

 

Capinar, diariamente, um pasto ou um lote, demanda desgaste corporal, controle, energia. Em consequência, o saber é restrito ao serviço braçal. Estudar, todos os dias, em uma Instituição de Ensino, expande perspectivas, concede saber intelectual e aplicado, e sobretudo, estrutura os estudantes para múltiplas opções de vida. O serviço rural fortifica a calma e  a estrutura física , entretanto é capaz de restringir o destino na ausência de educação complementar.   A escola, por outro lado, precisa de foco mental, rotina e dedicação. Ao mesmo tempo que o pasto orienta  pelo exercício prático, a escola promove aprendizado intelectual e formação adquirida, ambos implicam compromisso e regularidade. Ainda assim, o estudo amplia horizontes profissionais. Capinar sem instrução pode prender em rotinas repetitivas. Em conclusão, capinar é trabalho honrado, demanda empenho, é monótono, diminui as alternativas. Estudar, embora desafiador, facilita e diversifica horizontes.

                                          Sérgio Lopes Jornalista

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

As mulheres dos anos 80 x As mulheres dos anos 2000




As mulheres encantadoras dos anos 80 do século passado foram desejadas por sua lindeza natural, sem a necessidade de ações realizadas para aprimorar a aparência.  A delicadeza foi caraterizada pelo olhar sempre verdadeiro, corpo valorizado, manutenção das formas, ausência de intervenção estética ou cirúrgica. O estilo, a tendência, a arte de embelezar evidenciaram ainda mais a sedução feminina. A conduta, a elegância, o sensualismo imediato podem ser considerados atributos de confiabilidade e simplicidade dos padrões de beleza no período de 1980 até 1989. Já as belas mulheres dos anos 2000 são apontadas pela sensualidade em destaque. O corpo escultural conquistou ênfase com a moda fitness prestigiada. A academia, a dieta, a barriga chapada, o botox, o silicone, a lipoaspiração, o bronzeado artificial estão vinculados à imagem perfeita.  As capas de revistas, as celebridades da TV, as cantoras pop, atrizes hollywoodianas enaltecem as referências estéticas da atualidade.  Portanto, não há um paradigma “melhor”, somente estilos diferenciados. As curvas genuínas e a autenticidade foram traços das mulheres dos anos 80. A forma tonificada e a beleza aprimorada são peculiaridades das mulheres dos anos 2000.

                                               Sérgio Lopes Jornalista