segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Crianças dos anos 80 e crianças dos anos 2000

 

As crianças dos anos 80 cresceram em um mundo de transição, marcado pelo fim do regime militar e início do envolvimento da população. Fizeram valer o direito de divertir, desfrutaram a infância de maneira modesta. Carrinhos de brinquedo, patins, bolinhas de gude, pistas de autoramas, massinhas de modelar, bicicletas, bonecos de ação, banco imobiliário, ludo, jogo da vida, festas de aniversário ficaram gravados na memória.  Superaram as dificuldades escolares com poucos recursos tecnológicos e mais empenho, contornaram crises financeiras, interiorizaram o valor do trabalho e da família. Além disso, o convívio social foi mais presencial, aprofundaram amizades constantes, lidaram com a carência de facilidades modernas, empregaram criatividade e determinação. As crianças dos anos 80 aprenderam usar limites como alicerce para o crescimento. 

As crianças dos anos 2000 foram concebidas no período de disseminação da internet e das tecnologias emergentes.  Passaram a ter acesso imediato à informação, em consequência,  a possibilidade de conectar com o planeta. Internet, redes sociais, videogames, computadores, celulares moldam a infância dos pequenos. A problemática consiste em gerenciar o excesso de estímulos eletrônicos e a limitação das brincadeiras ao ar livre. As evoluções sociais e familiares fizeram os jovens da atualidade adaptarem as constantes transformações. Enfrentaram exigências relacionadas à aparência física, à pressão do consumo e à vida online. O sistema escolar exigiu flexibilidade frente aos métodos híbridos e ao manejo de dispositivos tecnológicos. A interação passou a ser predominantemente online, porém mesmo assim abriu caminho para novas relações de amizade. As crianças dos anos 2000 superaram barreiras ao harmonizar tradição cultural e modernização tecnológica no decorrer do seu progresso. A criançada dos anos 80 experimentou infância ativa e convívio direto. Diferentemente, a garotada dos anos 2000, viveram com mais recursos digitais. Cada geração compartilhou formas de interação condizentes com seu período. Portanto, a mudança demonstra o avanço cultural e inovador progressivamente.

                          Sérgio Lopes Jornalista

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