quarta-feira, 16 de março de 2016

As mulheres brasileiras são banalizadas na sociedade?



Imagem do http://julianna-detudoumpouco.blogspot.com.br
                    Em nosso país temos o privilégio de relacionar com tipos variados de mulheres (loiras, mulatas, negras, morenas, ruivas). O processo de miscigenação ligado ao clima tropical proporcionou às mulheres uma exacerbada sensualidade... A mulheres gostam de mostrar o corpo? Elas sentem bem fazendo isso? São apenas bundas e peitos?  Os questionamentos nos levam a refletir que a maior parte da nossa sociedade atual é machista e patriarcal. A população feminina ainda é desvalorizada, sofre preconceito e diversos tipos de violências (psicológicas, morais, simbólicas, físicas) ...  Além disso, no século XXI a mulher brasileira tornou-se objeto de consumo frequente para incentivar o comércio e ser ela mesma comercializada, como ser fosse um objeto, um mero produto, uma coisa... 
Imagem http://bloqueixaspopular.blogspot.com.br
                    A imagem da mulher no Brasil é na maioria das vezes sempre ligada a comercialização de algo ou mesmo oferecida como brinde: jovem, magra, branca, cabelo claro, liso e loiro, esvoaçante. Mas, a real imagem da brasileira é totalmente diferente, é a mistura de índia, negra e branca, com as ancas mais largas, os seios menores do que as americanas, como podemos compreender pelo modelo de beleza divulgado e adotado, Gisele Bündchen, que está totalmente distante da realidade da imagem da mulher brasileira...

Imagem do http://ego.globo.com
                    Os meios de comunicação com ênfase para televisão contribui imensamente para banalização e reducionismo da sexualidade da mulher. A maior parte dos veículos de comunicação estimularam e ainda estimulam a vivência de uma sexualidade exacerbada, genitalista, meramente quantitativa e instintiva. A mulher veio a ser o objeto de desejo a ser consumido. Por fim, nos dias atuais o Brasil vive um momento de desvalorização feminina através de uma imagem coisificada e depreciativa. Porém, lamentavelmente esta depreciação é ideologicamente camuflada e inconscientemente sofrida e “aceita “por uma grande quantidade de mulheres e homens alienados, que não possuem senso crítico, não conseguem enxergar nas entrelinhas das mensagens e linguagens proferidas pela mídia brasileira manipuladora...
Sérgio Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário