sexta-feira, 22 de julho de 2016

Até quando Brasil?



Imagem: www.terra.com.br (Getúlio Vargas e Assis Chateaubriand)

               Em 1950, o empresário paraibano Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo foi responsável pela instalação da televisão no Brasil. Fundou a Rede Tupi a primeira emissora de televisão do país, da América do Sul e a quarta do mundo. Edificou o primeiro grande império de comunicação do Brasil e da América Latina... Em cada estado brasileiro, por mais inacessível e distante, ele fundara um jornal e uma emissora de rádio formando seus Diários e Emissoras Associados. Entre as décadas 1940 a 1960, Chateaubriand destacou-se como um dos homens públicos mais influente do Brasil. Teve proximidade com o ex-presidente Getúlio Vargas e fazia um jogo de interesse político com o intuito de favorecer suas empresas. Atuou na política, nas artes e nos negócios com se fosse um cidadão acima do bem e do mal. Foi acusado por muitos de falta ética por supostamente chantagear os donos das empresas que não anunciavam em seus veículos de comunicação... 
               Já no período de 1965 a 2003, o empresário carioca Roberto Pisani Marinho foi um dos homens mais influentes e poderosos do Brasil. Atuou na televisão, jornal, rádio, editora, produção de cinema, vídeo, internet e distribuição de sinal de TV paga e de dados.  Segundo a revista norte-americana Forbes, na virada do século 21, ele tinha mais de 15 mil funcionários e faturamento de aproximadamente US$ 2 bilhões, tornando-se um dos homens mais ricos do mundo... No ano de 1965, Marinho fundou a Rede Globo. A emissora tornou-se o canal de maior audiência da televisão brasileira e seu instrumento pessoal de poder, dominação, manipulação, ganância, lucratividade e futilidade. Em qualquer lugar do território nacional que vamos, sempre vemos pelas lojas e bares uma televisão sintonizada na Globo. Quase todas suas afiliadas são controladas por políticos e menos de 10% da sua programação são dedicadas a programas educativos. Há menos informação e cultura, o que leva o telespectador a enxergar somente que é passado na emissora de Marinho...
                Segundo os estudiosos da televisão no Brasil, há alguns que acreditam que a televisão influencia a sociedade. Quanto a outros que defendem a forma que a sociedade se organiza determina a sociedade. Na realidade estas duas coisas são aspectos de um mesmo processo, a televisão está dentro da sociedade e a sociedade está dentro da televisão. Nos 56 anos de televisão no país, Assis Chateaubriand e Roberto Marinho contribuíram para que artistas brilhassem, telenovelas fizessem sucesso e grandes acontecimentos jornalísticos e esportivos fossem registrados. Contudo muitas vezes a televisão se perdeu sobretudo na busca incessante pela audiência. Programas popularescos que tentam resgatar a realidade, o mundo mais cão é um problema. Os programas de auditório e o mal gosto são irrestritos, é necessário um cuidado muito grande para não expor as pessoas. Há um catarse, os telespectadores encontram-se em um grande tragédia nacional, no campeonato brasileiro de futebol. É público e notório que a tevê faz a ligação no Brasil do Oiapoque ao Chuí, e que não teria de outra maneira. Enfim, 90% da população se informa única e exclusivamente pela televisão e não teria outro jeito de se informar...
Imagem: novojornal.jor.br (Apresentador de programa popular chuta assistente de palco)
Sérgio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário