terça-feira, 7 de maio de 2024

De jornalismo convencional a jornalismo independente

 

Jornalista Ricardo Ribeiro

Ricardo Rodrigues Ribeiro é jornalista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, no ano de 1999.  No período de 2000 a 2002, atuou no Sistema Globo de Rádio, no Rio de Janeiro (locutor e repórter).  Retornou à cidade mineira, entre 2003 e 2004, exerceu o cargo comissionado de Assessor de Imprensa, na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Em 2005, iniciou no antigo Jornal Panorama, exercendo a função de repórter do impresso.  Ainda no mesmo ano, passou para a TV Panorama e encerrou o ciclo em 2012, sendo que em 2011, a TV Panorama passou a ser TV Integração.  As aparições de Ricardo na televisão, o fez conhecido por Juiz Fora e pelas regiões Zona da Mata e Campo das Vertentes.  A habilidade de expressar de maneira (confiante, espontânea, natural) em frente às câmeras, a empatia, a agilidade e  o carisma contribuíram para o sucesso de Ricardo Ribeiro. Em 2012, passou a executar a função de Coordenador de Jornalismo da Rádio Solar AMFM. Em seguida, trabalhou nas rádios CBN, Transamérica; Colunista do portal acessa.com .

Ricardo deixou o jornalismo convencional das mídias tradicionais, optou pelo jornalismo independente. Uma maneira de tornar a informação compreensível e à disposição de todos, sobretudo, em relação às questões (políticas, econômicas, sociais, culturais, tecnológicas, científicas).  Na atualidade, o Jornalista Ricardo Ribeiro tem as redes sociais com muitos seguidores. Ele busca apresentar opiniões, histórias, notícias. Isto é, não são de caráter sensacionalista e não são empregadas por cunho político ou empresarial. A proposta do jornalismo independente de Ribeiro é forma de comunicação, lida com temáticas relevantes, por meio de concepção genuína. A capacidade de apurar, entrevistar, pesquisar, buscar fontes fidedignas, escrever texto perfeito, editar imagens e vídeos são habilidades do Ricardo para o êxito das suas produções. O trabalho do jornalista significa parte imprescindível na cidade de Juiz de Fora e nas regiões (Zona da Mata e Campo das Vertentes). Enfim, confirma a lisura, a clareza, a característica de quem não toma partido e a procura pela veracidade dos acontecimentos.

Sérgio Lopes Jornalista

2 comentários:

  1. Não conheço. Mais garanto se libertar destes jornalistas fake que só passa notícias ao contrário para favorecer um grupo. Hoje é muito difícil um jornalista independente! Parabéns ! Sucesso nesta nova caminhada .

    ResponderExcluir
  2. Ricardo faz trabalho diferenciado.

    ResponderExcluir