domingo, 6 de outubro de 2024

A cidade e o povo venceram


A eleição municipal do dia 06 de outubro de 2024  é comparada a um bloco de reprises de telenovelas transmitido pela TV Globo.  Ex-prefeitos, prefeitos derrotados, vereadores sem espaço e queimado pela população, apoiadores ricos que nunca fizeram nada pela cidade, eleitores alienados que foram beneficiados por ex-prefeitos municipais há anos podem ser a tradicional sessão de novela: “Vale a pena ver de novo”. Durante a campanha eleitoral, apresentaram características e comportamentos prejudiciais: incompetência, compromisso de fazer algo impossível, falta de clareza, uso de fake news, comportamento desonesto, busca da simpatia das classes sociais menos favorecidas economicamente... O resultado foi pífio, vocês foram derrotados.

No episódio 1, o prefeito detentor da caneta tem o poder de assinatura e tomar as decisões a respeito de orçamentos, decretos, atos administrativos, vetar projetos ou sancionar, exonerar cargos ou nomear. O prefeito que toma as decisões equivocadas pode ter efeitos preocupantes para a população local, tais como: desrespeito às leis,  às constituições, negligência em crises, revoltas sociais e políticas, falta de organização.  Graças a Deus, este candidato foi batido.


No episódio 2, o prefeito não é inovador. O chefe do Poder Executivo não proporciona transformações ou avanços expressivos para a gestão pública.  Não contribui com o progresso das áreas primordiais (educação, saúde, segurança, transporte, cultura, agricultura). Eis alguns sinais que podem levar à compreensão de um prefeito comum: conivência com a velha política, transfere poderes para terceiros, ação restrito em locais críticos, ganância pelo poder, falta de diálogo e transparência... Graças a Deus, este candidato se danou nas urnas.

No episódio 3, a cidade e o povo venceram. O prefeito governa de maneira correta, sincera e empenhada com a satisfação dos moradores, sem se envolver em práticas de prevaricação ou uso indevido e indiscriminado de poder.  As condutas de um gestor correto são participação e diálogo com a população, responsabilidade com as promessas, prestação de contas, tomadas de decisões justas, transparência, combate à corrupção. A gestão foi aprovada, o povo deu a resposta na urna. Os adversários tomaram um chocolate... Enfim, a administração eficiente sempre buscará valorizar a vida de todos os habitantes do município.

Sérgio Lopes Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário