terça-feira, 6 de agosto de 2024

Nosso infortúnio é consequência da comparação

 

Muitos fazem os seguintes questionamentos: o relacionamento dele é perfeito, por que o meu não é?  O seu filho já está lendo aos 6 anos, por que o meu ainda não? A sua família viaja todas as férias, por que a minha nunca viaja?  Ela está com o corpo escultural,  por que eu estou gorda?  O cabelo dela é lindo, por que o meu é horroroso?  Ela tem condições financeiras, por que eu vivo pagando contas?  Eles passam no concurso público, por que nós somos reprovados? Ela e o marido vivem maravilhosamente bem, por que eu vivo em guerra com meu cônjuge? Eles têm um carro top, por que o nosso é velho? Eles possuem casa nova e linda, por que a nossa é velha e feia?  


A comparação entre indivíduos pode efetivamente provocar insatisfação, desânimo, cansaço estresse, falta de convicção, menosprezo, desinteresse, indiferença, arbitrariedade. A realidade é, que a todo instante, vai faltar alguma coisa para felicidade integral de homens e mulheres... Sejam (letrados, analfabetos, bilionários, miseráveis, desconhecidos, famosos), em todo momento, a espécie humana se compara a  figura impecável e irreal. A maioria das pessoas estão caminhando a passos largos em direção ao fiasco.  O prazer, o agrado, a boa sorte, a alegria, o júbilo, o regozijo na nossa passagem pela Terra são intrigados e heterogêneos.


Caso alguém está reiteradamente comparando sua vida com a dos outros, talvez seja conveniente analisar essas questões mais intensamente, quiçá com o suporte de um profissional, para compreender o motivo das comparações e como elas abalam sua tranquilidade. Extraviar a essência das comparações e batalhar na edificação de uma vida que seja expressiva e recompensadora para ti... Sem dúvida, pode levar a um estado de conforto mais perdurável.  No momento em que deixar de se comparar com outros indivíduos, você acha o que te faz incomparável. Em conclusão, seja (alegre, contente, animado, divertido, eufórico, jovial, aprazível, exultante, doce, lépido, prazeroso, radiante, hilariante, hilário, realizado, satisfeito, sorridente) com o que se tem e o que se é, vá em frente, sem olhar para os lados e muito menos para cima ou para baixo.

Sérgio Lopes Jornalista

 

4 comentários:

  1. Devemos apenas olhar pra frente em busca de um futuro melhor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu querido amigo, devemos sempre fazer o melhor...

      Excluir
  2. Eu creio, que estas pessoas são infeliz. Porque enquanto faço estas comparação, para de colocar sua vida em ação. Todas seres humanos que crêm em Deus está sempre bem com a vida. Gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Evitar comparação é fundamental.

    ResponderExcluir