terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Trezentos e Sessenta e Cinco


Resultado de imagem para correria e estresse do final de ano
Imagem: Extra Online
          Quando chega dezembro, a maioria das pessoas ficam agitadas com os compromissos profissionais. Nos últimos trinta e um dias do ano, a vida fica mais frenética.  Os onze meses anteriores não foram suficientes para realização dos projetos, muitos querem solucionar tudo na reta final e sempre repetem as mesmas atitudes. Quando alguém não está satisfeito com o trabalho, ouvimos as seguintes declarações: “não aguentamos mais esse emprego. Em 2019, vamos arrumar outro. Nosso salário é péssimo, mas vai melhorar no ano que vem”. Na expectativa de receber a gratificação natalina, os trabalhadores afirmam: “o meu décimo terceiro será parcelado, o meu décimo terceiro será pago integral, o meu décimo terceiro é para pagar contas, o meu décimo terceiro é para viajar”.
Resultado de imagem para rotina desgaste dos professores no final de ano
Imagem: Tribuna do Planalto

          Já alguns colaboradores deixam tudo para última hora: “não fizemos o relatório, temos que entregar antes de terminar o ano”. Estudantes indisciplinados não levaram a sério, o ano letivo de 2018. No mês de dezembro, eles têm a seguinte fala: “não estudamos nada nos bimestres anteriores, mas agora vamos estudar muito para recuperação e provão”. Uma parte considerável dos pais dos alunos ruins são mais insanos que os próprios filhos, muitos dizem: “Diretora, o professor perseguiu o meu filho durante o ano. O professor pensa que meu filho é anormal. É absurdo meu filho ficar de provão. O professor vai repetir as atividades, eu não aceito que meu filho seja reprovado”.
Resultado de imagem para burocracia  no brasil charge
Imagem: Ambiente Legal
          A Burocracia e a Tecnocracia das Instituições Públicas (Estaduais e Municipais) de Educação Básica recomendam: “Atenção Professores: o Conselho de Classe da EJA (Educação de Jovens de Adultos) será realizado dia 11 de dezembro e do Ensino Regular será realizado dia 12 de dezembro. Nesta última semana, não há alunos na escola. Vocês têm que cumprir horário até o dia 22 de dezembro. Solicitamos que os Planejamentos Escolares do ano de 2019, sejam entregues por e-mail e impresso. Não se esqueçam de utilizar as habilidades previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Solicitamos também que vocês entreguem as avaliações diagnósticas até o dia 20 de dezembro”. As mesmas atitudes repetitivas, as rotinas desgastantes e as tarefas enfadonhas de muitas pessoas e dos variados setores (comércio, banco, repartição pública, indústria, sindicato, cartório etc) nunca mudam... Como dizia o gênio do século XX, Albert Einstein, “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.
(Sérgio Lopes jornalista e professor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário