quarta-feira, 24 de junho de 2026

Modelo Associativo do futebol brasileiro é viável ou não?

 

Ronaldo fenômeno teve carreira vitoriosa, marcada por talento e disposição dentro de campo. Fora das quatro linhas,  o craque trabalhou na gestão de clubes.  A experiência com o Cruzeiro Esporte clube demonstrou a realidade do futebol nacional. O modelo associativo é predominante no país, ou seja, a maioria das equipes são associações civis sem fins lucrativos.  A organização de poder é ligada aos associados (sócios).  Eles são responsáveis pela escolha de conselheiros e direção. Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo são exemplos. À vista disso,  o modelo associativo é viável ou não? As  administrações amadoras ,  a irresponsabilidade de alguns dirigentes, o acúmulo de dívidas bilionárias  têm levado times tradicionais à beira da falência. A gestão profissional ,  a rigidez do controle  financeiro , a transparência com os sócios-torcedores  podem ser o caminho para o êxito.

                       Sérgio Lopes Jornalista 

terça-feira, 23 de junho de 2026

A Globo encontrou seu Casimiro

 



Em 2026, a principal ameaça à hegemonia da Globo na audiência esportiva não vem de outra emissora de televisão, mas da CazéTV. Criado por Casimiro Miguel em 2022, o canal tornou-se um dos maiores fenômenos da comunicação brasileira e simboliza a migração crescente do público para o ambiente digital. A força do projeto aparece nos números. Segundo dados divulgados pela própria CazéTV e repercutidos por veículos da imprensa especializada, durante a cobertura da Copa do Mundo de 2026 (Canadá, Estados Unidos e México), o canal superou 30 milhões de inscritos no YouTube e registrou pico de 12,7 milhões de espectadores simultâneos, recorde da plataforma em transmissões de futebol. Estimativas do mercado publicitário apontam ainda que o projeto movimentou cerca de R$ 2 bilhões em receitas e ativações de patrocínio ligadas ao torneio. Mais do que audiência, a CazéTV representa uma mudança de comportamento. Para uma parcela crescente do público, especialmente entre os mais jovens, o YouTube deixou de ser um complemento da televisão para ocupar posição central no consumo de conteúdo. A ascensão da CazéTV não significa o declínio da Globo, mas evidencia uma transformação estrutural no mercado de mídia. Pela primeira vez, um canal nascido na internet disputa em escala nacional a atenção do público, a influência cultural e receitas publicitárias historicamente concentradas na televisão.

Sérgio Lopes Jornalista

Texto publicado no Blog dos Letrados Desalienados (blogdosletradosdesalienados.blogspot.com), em comemoração aos 10 anos de resistência crítica e literária do espaço criado pelo jornalista Sérgio Murilo Rodrigues Lopes, dedicado à palavra como forma de consciência, sensibilidade e liberdade.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Fé útil

 

As religiões são diversas e todas merecem respeito. O direito de crer ou não crer, é inegociável. Ainda assim, em determinadas estruturas de poder religioso, o que se observa não é apenas fé, mas também fanatismo e intolerância. Embora se repita que o julgamento pertence a Deus, parte dos grupos religiosos adota práticas que negam esse princípio: intolerância, legitimação de discriminações sob justificativa espiritual, crença inquestionável, pressão por conversão e controle moral travestido de fé. Em certos contextos, a religião deixa de ser espaço de espiritualidade e passa a operar como mecanismo de autoridade. A verdade se torna monopólio, lideranças se tornam intocáveis e o dissenso é tratado como ameaça. Nesses ambientes, a devoção permanece visível, mas valores como empatia, tolerância e solidariedade tornam-se secundários, quando não descartáveis. No fim, ocupar um banco em um templo é simples. Difícil é ocupar o lugar do respeito ao outro. Nem toda fé proclamada resiste ao teste básico da convivência humana.

Sérgio Lopes Jornalista

Texto publicado no Blog dos Letrados Desalienados (blogdosletradosdesalienados.blogspot.com), em comemoração aos 10 anos de resistência crítica e literária do espaço criado pelo jornalista Sérgio Murilo Rodrigues Lopes, dedicado à palavra como forma de consciência, sensibilidade e liberdade.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

The Economist destaca desafios fiscais de Minas Gerais

 

Minas Gerais voltou ao centro das atenções internacionais em reportagem publicada nesta semana pela revista britânica The Economist. O estado, segundo mais populoso do país e historicamente influente nas eleições presidenciais, foi descrito como um “espelho do Brasil”, mas também como um ente federativo marcado por dificuldades fiscais. Segundo a publicação, o quadro resulta do acúmulo de décadas de subfinanciamento da previdência estadual. Embora o governo de Romeu Zema afirme não ter contratado novos empréstimos com a União entre 2019 e 2026, a dívida mineira continuou crescendo em razão dos juros, da correção monetária e do pagamento parcial das parcelas. Ouvido pela revista, o economista João Gabriel Pio afirmou que o próximo governador terá margem limitada para ampliar gastos e investimentos. A reportagem também destaca desafios estruturais, como a precariedade da malha rodoviária e a dependência da exportação de matérias-primas com baixo valor agregado. A análise contrasta com reportagem publicada pela própria The Economist em 2013, quando Minas Gerais foi apresentada como referência em gestão pública após o chamado “Choque de Gestão”. Treze anos depois, a revista aponta um cenário de restrições fiscais, baixa capacidade de investimento e deficiências de infraestrutura, evidenciando a mudança de avaliação sobre o estado. 

Sérgio Lopes Jornalista

Texto publicado no Blog dos Letrados Desalienados (blogdosletradosdesalienados.blogspot.com), em comemoração aos 10 anos de resistência crítica e literária do espaço criado pelo jornalista Sérgio Murilo Rodrigues Lopes, dedicado à palavra como forma de consciência, sensibilidade e liberdade.


quinta-feira, 18 de junho de 2026

Alienação em Verde e Amarelo

 


A cada Copa do Mundo, o Brasil encena a mesma peça. De um lado, milhões de pessoas lidam com salários insuficientes, dívidas, serviços públicos precários e um custo de vida cada vez mais alto. Do outro, a CBF e a FIFA comandam um espetáculo bilionário que monopoliza a atenção nacional. Por algumas semanas, a inflação, a violência e a falta de perspectivas saem de cena. Entram em campo as escalações, os palpites e as discussões apaixonadas sobre futebol. O país da desigualdade veste a camisa da seleção e concede férias temporárias ao senso crítico. Enquanto isso, jogadores que acumulam fortunas inimagináveis para a maioria da população são elevados à condição de heróis nacionais. A distância entre a realidade das arquibancadas e a dos gramados nunca foi tão grande, mas raramente isso parece importar. A Copa não reduz o preço dos alimentos, não melhora hospitais nem cria empregos. Seu principal produto continua sendo outro: a capacidade de transformar problemas reais em ruído de fundo. Quando a bola começa a rolar, milhões acompanham o placar. Poucos observam quem continua vencendo fora dele.

Sérgio Lopes Jornalista

Texto publicado no Blog dos Letrados Desalienados (blogdosletradosdesalienados.blogspot.com), em comemoração aos 10 anos de resistência crítica e literária do espaço criado pelo jornalista Sérgio Murilo Rodrigues Lopes, dedicado à palavra como forma de consciência, sensibilidade e liberdade.

 

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Cemig: A Luz Volta, a Confiança Não



 

As fortes chuvas registradas na noite de segunda-feira (15) provocaram a interrupção do fornecimento de energia elétrica em Coronel Pacheco, Goianá e Piau. Embora o fenômeno climático explique o apagão, a demora da Cemig para restabelecer o serviço expôs, mais uma vez, a fragilidade da empresa diante de situações emergenciais. Moradores passaram praticamente toda a terça-feira (16) enfrentando transtornos. A falta de energia comprometeu o funcionamento de unidades de saúde, escolas, estabelecimentos comerciais, agências bancárias e repartições públicas. Além dos prejuízos coletivos, consumidores relataram danos em eletrodomésticos, perda de alimentos e outros prejuízos financeiros. Após cerca de 16 horas, o fornecimento foi normalizado. No entanto, os problemas não terminaram. Oscilações e picos de energia continuaram sendo registrados, aumentando o risco de danos a equipamentos eletrônicos, perda de dados, redução da vida útil de aparelhos e até mesmo curtos-circuitos. Diante dos prejuízos, consumidores de baixa tensão como (moradores, comerciantes e produtores rurais) podem solicitar ressarcimento à Cemig? O pedido pode ser feito presencialmente, pelo Cemig Atende Web ou pelo telefone 116. Na prática, porém, muitos usuários reclamam da burocracia e da demora na análise dos processos. Enquanto os transtornos se acumulam, permanece a sensação de abandono entre os consumidores. Para quem ficou horas sem energia e contabiliza os prejuízos, a impressão é de que a ineficiência da Cemig continua tão permanente quanto as reclamações de seus clientes.

Sérgio Lopes Jornalista

Texto publicado no Blog dos Letrados Desalienados (blogdosletradosdesalienados.blogspot.com), em comemoração aos 10 anos de resistência crítica e literária do espaço criado pelo jornalista Sérgio Murilo Rodrigues Lopes, dedicado à palavra como forma de consciência, sensibilidade e liberdade.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Fuck you

Às vezes ou na maioria das situações,  milhões de  pessoas fazem tudo de forma correta e honesta. Muitos são desvalorizados, preteridos, desconsiderados, sacaneados. Em contrapartida, poucos  incompetentes e   bajuladores ocupam espaço na sociedade. Alguns conseguem privilégios e regalias através de corrupção,  fraude, acordos espúrios, troca de favores,  puxa_saquismo.  Até quando homens e mulheres do bem serão excluídos de tudo?  Até quando os patifes e canalhas desfrutarão das coisas boas da vida?  

                 Sérgio Lopes Jornalista