terça-feira, 11 de novembro de 2025

O Mestre Dorival Caymmi sempre teve razão

 

O baiano Dorival Caymmi (1914–2008) inspirou inúmeras gerações de artistas. A sua produção integra sensibilidade poética, tradições populares e a genuína alma brasileira. As principais obras são: “O que é que a baiana tem?” e “Saudade da Bahia”. Caymmi fez a seguinte declaração: “Música brasileira está doente com tanto mau gosto”. Expõe crítica ao declínio da qualidade artística no cenário musical dos dias atuais. Contudo, o público tem direito de apreciar a canção que quiser, mas ultimamente o gosto musical do brasileiro é criticado.  Nos anos 2000, o sucesso estrondoso de alguns hits não acompanhou a qualidade da melodia e da letra.   É válido observar que o juízo de valor de uma criação sonora é subjetivo, muitos curtem e outros desaprovam... Eis uma lista de 20 músicas “ruins”, marcadas por linguagem repetitiva, refrão de efeito imediato, simplicidade formal, forte apelo sexual, romantismo popular de construção rasa, ênfase dramática artificial, relação à agressividade e à falta de refinamento.

1 - Latino – “Festa no Apê” (2004)

2 – Tati Quebra Barraco – “Boladona” (2003)

3 – Bonde do Tigrão – “Cerol na Mão” (2001)

4 – MC Serginho e Lacraia – “Eguinha Pocotó” (2002)

5 – Rodriguinho – “Já Te Esqueci” (2003)

6 – Kelly Key – “Baba” (2001)

7 – Perlla – “Tremendo Vacilão” (2006)

8 – KLB – “A Dor Desse Amor” (2002)

9 – Rouge – “Beijo Molhado” (2003)

10 – LS Jack – “Carla” (2003)

11 – Pixote – “Idem” (2001)

12 – Mara Maravilha – “Curumim Iê Iê” (2000)

13 – Wanessa Camargo – “O Amor Não Deixa” (2000)

14 – Banda Calypso – “Chamo por Você” (2004)

15 – Sandy & Junior – “Encanto” (2002)

16 – Mc Leozinho – “Se Ela Dança, Eu Danço” (2004)

17 – Vanessa Rangel – “Palpite” (2000)

18 – D’Black – “Sem Ar” (2008)

19 – Latino – “Renata” (2007)

20 – Companhia do Pagode – “A Dança do Põe, Põe” (2000)

O Mestre Dorival Caymmi mostrou o vazio estético e o mercantilismo que emudeceram a essência emotiva da arte dos tempos passados. Suas palavras demonstram a insatisfação com o abatimento da sutileza e da perda de alma nas composições da atualidade. Portanto, invoca o renascimento da verdadeira arte musical, ancorada na profundidade emotiva, na beleza e na sinceridade criativa.

                                    Sérgio Lopes Jornalista

Texto publicado no Blog dos Letrados Desalienados (blogdosletradosdesalienados.blogspot.com), em comemoração aos 10 anos de resistência crítica e literária do espaço criado pelo jornalista Sérgio Murilo Rodrigues Lopes, dedicado à palavra como forma de consciência, sensibilidade e liberdade.

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