terça-feira, 12 de novembro de 2024

Consideração

Alguns homens e mulheres são soberbos , individualistas,  vaidosos,  presunçosos,  arrogantes.  Jamais pensam na coletividade,  tomam medidas autoritárias...  Defendem os próprios interesses,  não escutam ninguém,  são alucinados e doentes pelos irmãos,  pais, tios , primos e,  sobretudo,  por seres humanos que apresentam cargos relevantes e condições financeiras favoráveis.    A  falta de consideração é nítida, em todos os lugares.  Os canalhas e os patifes não valorizam os brasileiros inteligentes que carregam o país nas costas   Os trabalhalhadoes, os empreendedores,  os intelectuais são considerados zero à esquerda por essa gente.  Infelizmente,   os que não produzem nada são valorizados e reconhecidos.  Até quando as pessoas de honra e caráter serão desvalorizadas?

                  Sérgio Lopes Jornalista 

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Tempo



A vivência na Terra é efêmera e o tempo é curto. Todavia,   precisamos respeitá-lo.  Na  evolução do ser humano,   às vezes,  ficamos ansiosos, desejamos acelerar o processo,  não aceitamos os resultados.  Os homens e as mulheres bem sucedidos enfrentaram adversidades e  jamais desistiram....  Enfim,  o sucesso e o tempo caminham juntos.  É preciso saber esperar o tempo certo para  a conquista do triunfo. 

                Sérgio Lopes Jornalista 

domingo, 10 de novembro de 2024

Família

A família é dádiva de Deus.  O convívio com os familiares representa momentos de alegria,  harmonia,  comunhão,  paz, confiança,  tranquilidade,  euforia,  amor.  Viva intensamente com seus entes queridos! A família é a instituição do bem.  

                      Sérgio Lopes Jornalista 

sábado, 9 de novembro de 2024

Feira de Ciências

 





Nesta manhã chuvosa de sábado (09/11/2024), tive oportunidade de acompanhar meu filho Miguel Nunes Lopes, no projeto Feira de Ciências, turma 1° ano, Escola Municipal Prefeito José Loures Ciconeli, Goianá MG.  O evento priorizou atividades acessíveis, divertidas, aplicáveis que aguçaram a curiosidade e a simples compreensão. Além disso, os jovens estudantes desenvolveram experiências científicas iniciais: investigação, caracterização, brincadeira e interesse pela ciência.  Enfim, a experiência do meu garoto  Miguel e de outros discentes contribuíram para iniciar noções científicas básicas de maneira agradável e humorada.

Sérgio Lopes Jornalista

 

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Ingrato

Muitos vivem em condições de decadência,  humilhação,  miséria,  pobreza. Todavia,  almas bondosas  podem ajudá-los e tirá-los  da sarjeta. Alguns indivíduos  beneficiados por homens e mulheres caridosos  demostram ingratidão.  O ingrato apresenta características marcantes: ele  se acha o centro das atenções, adora mandar,  não reconhece os méritos de quem o ajuda, não compensa o trabalho que lhe é prestado, não corresponde ao carinho ou à bondade com que é tratado,   é  injusto, arrogante e invejoso... Além disso, em todo momento necessita de algo das pessoas , jamais está pronto para colaborar com os seres humanos. Ademais, aguarda auxilio como responsabilidade dos outros e manifesta indiferença e até mesmo falta de respeito em relação aos empenhos e às dádivas recebidas. Em conclusão, a Sagrada Escritura, provérbio 17:13, fala o seguinte a respeito do ingrato: "Quando aquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal de sua casa".

Sérgio Lopes Jornalista  

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Livros

 



Os livros são primordiais na vida de homens e mulheres e na sociedade civil em sua totalidade. Eles são portas de entrada para instrução, saber, entretenimento, evolução do ser humano. Além disso, exercem função fundamental em áreas distintas...  No campo do conhecimento e da educação é base da alfabetização até o estudo de temáticas mais complexas. Na consolidação da tradição e da cultura difundi folclore, lendas, patrimônio cultural. No desenvolvimento do pensamento crítico é responsável por ensinar a pensar de forma crítica e não admitir (opiniões, esclarecimentos, explicações, apreciações, indicações) sem reflexão. No incentivo da criatividade e da imaginação abre caminho para o universo de originalidade, fantasia, invenção, novidade, atualidade. Os livros apresentam influência acentuada, não somente na constituição das pessoas, porém na edificação de comunidades mais esclarecidas, compreendidas e ousadas. Ademais, são imprescindíveis para o processo contínuo de aquisição de conhecimento, habilidades e competências cognitivas ao longo da vida. Em síntese, os livros contribuem para a formação de um mundo melhor, inovador e aceitável

Sérgio Lopes Jornalista

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Atitude

Atitude demonstra  verdadeira essência do ser humano . Alguns apresentam condutas e comportamentos inadequados.  Certamente,  as consequências futuras serão as piores.   Os  que seguem  normas e  regras ,  talvez,  não alcance os resultados imediatos.  Certamente,  enfrentarão derrotas temporárias.  Contudo, o triunfo definitivo chegará...  Enfim,   as atitudes corretas são meios  legítimos e favoráveis para alcançar os objetivos e vencer na vida.  

               Sérgio Lopes Jornalista 

terça-feira, 5 de novembro de 2024

O fanatismo do torcedor brasileiro

O futebol é o esporte que mexe com o apego, o afeto e a afinidade dos torcedores. Milhões de apaixonados não só torcem por determinada equipe, eles vão mais adiante... O esporte mais popular do país torna-se quase uma religião, abalando de modo direto suas vidas, o cotidiano, e inclusive os relacionamentos. Alguns doentes, por um time, fazem várias coisas absurdas. Eles abandonam compromissos pessoais e profissionais, não podem perder o jogo importante, ausentam dos encontros familiares e até do trabalho. Assistem todos os jogos do time de coração, não tem preocupação com horário, lugar, clima. Participam de torcidas organizadas, vivem em guerra com as equipes adversárias e agem com extrema violência.  Viajam para acompanhar o time pelo Brasil ou fora, sendo que muitos gastam dinheiro e ficam endividados. Os fanáticos compram e colecionam camisas, bandeiras, bonés e outros itens do clube. O que pode ser considerado maneira de manifestar seu fervor pela equipe. Em conclusão, o futebol sem fanatismo é conduta mais tênue e salutar de prestigiar o esporte. Ele é capaz de ser uma prática tão impressionante e fascinante quanto para os fanáticos doentes.  Porém com visão mais sensata e menos dominante. Torcer para seu time de forma equilibrada traz felicidade e diversão sem reprimir a vida do torcedor.

Sérgio Lopes Jornalista


segunda-feira, 4 de novembro de 2024

O que o dinheiro não pode comprar?

O mundo é melhor com o sorisso dos outros, o beijo da pessoa amada, o carinho dos filhos, a simplicidade das crianças,  a corrida ou caminhada ao ar livre,  o cochilo depois do almoço,  a sombra da árvore,   a chuva fina, o silêncio do interior,  a beleza das montanhas de Minas, o doce das frutas,  a água fresca para matar a sede, o canto dos pássaros,  o vento das noites quentes de verão,  o cheiro da comida.  Além disso ,  as virtude como: humildade,  honestidade,   educação,  amor.   Bem como,  visitar (parente,   amigo ,  idoso) que estão solitários e ajudar asilos e orfanatos. Enfim,  essas sao coisas que o dinheiro não pode comprar. 

               Sérgio Lopes Jornalista 

domingo, 3 de novembro de 2024

Realidade

Poucas pessoas nascem no berço de ouro,  ou seja,  vivem no conforto e na segurança. Eles não têm preocupação com dinheiro.   A maioria da população brasileira enfrenta diversos infortúnios: dificuldade de moradia,  saúde,  educação,  transporte,  lazer, sobretudo , falta de dinheiro.  Diante disso, cada indivíduo vive sua própria realidade, sendo que os menos favorecidos economicamente devem buscar melhorar a qualidade de vida.   Entretanto,  várias famílias endividadas fogem de suas realidades. Infelizmente, gastam sem poder,  compram  ou fazem coisas desnecessárias, invejam os bem sucedidos, não assumem as responsabilidades,  adoram reclamar.  Enfim,  aceite sua realidade e não fuja dela , foque nos seus objetivos e esqueça os outros. 

                        Sérgio Lopes Jornalista 

sábado, 2 de novembro de 2024

Charles Chaplin

 

Em 16 de abril de 1889, na Inglaterra, na cidade de Londres, nasceu Charles Spencer Chaplin Jr.  Exerceu as funções de ator e cineasta. Criou personagens emblemáticos, como o “Vagabundo" ou ("The Tramp"), que veio a ser ícone global da batalha pela decência e direito em um planeta incessantemente autoritário. Chaplin utilizou ironia, zombaria, deboche, crítica, sofrimento, catástrofe, tragédia, desastre para expressar as desigualdades da sociedade de forma alcançável e emocionante. Bem como, questionando temáticas como: miséria, opressão, alienação, injustiça, arbitrariedade.  O ator inglês tornou-se referência do cinema mudo e falado.  Sendo notabilizado pela utilização de mímica, uso de agressão visível de maneira engraçada, acontecimentos hilários incoerentes e humor físico descomedido. 

Veja um pequeno trecho do discurso final do filme O Grande Ditador 

Os principais filmes são:
 O Imigrante, O Garoto, Em Busca do Ouro, O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque, A Condessa de Hong Kong.  Nas obras de Chaplin, sobretudo (Tempos Modernos e O Grande Ditador), foram destacadas competência e habilidade de Charles. Ele atuou como compositor, roteirista, diretor, ator. Ademais, demonstrou audácia em fazer (julgamentos, pareceres, juízos, apreciações, reflexões) a respeito do que ocorreu na Europa, no período entre guerras. O Grande Ditador foi lançado em 1940, o primeiro filme falado de Chaplin fez crítica ácida aos regimes totalitários (nazismo e fascismo) e aos seus líderes Adolf Hitler e Benito Mussolini.


Bem como, concebeu clamor pela comunhão e concórdia do mundo em um contexto de intensa apreensão na humanidade. O legado de Charles Chaplin inspirou gerações de atores e profissionais criadores de filmes com seu jeito de representar, seu talento narrativo e seu engajamento em usar a Sétima Arte como palanque para questões políticas, econômicas, sociais, culturais. Em conclusão, Charles Chaplin morreu no dia 25 de dezembro de 1977, em Corsier-sur-Vevey, Suíça, aos 88 anos. Porém, o humor de forma irônica e sarcástica ainda repercute. A influência de Chaplin é perceptível em muitas obras de comédia e drama dos dias atuais.  

Sérgio Lopes Jornalista

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Papai posta o meu desenho




Quando iniciamos o mês,   criamos expectativas para coisas boas.  Nada melhor do que começar novembro  e deparar com um  desenho feito pelo meu  querido filho.   Hoje  acordei cedo, cumpri meus compromissos.  Em seguida,   encontrei uma obra de arte do meu garoto.   A simplicidade,   a  ingenuidade,  a humildade,  o encantamento,  a magia dominaram  aquele lindo  momento . Miguel  disse :  "papai posta o meu desenho ".  Realmente, há coisas que o dinheiro nunca pagará.

                       Sérgio Lopes Jornalista