sexta-feira, 31 de março de 2017

A Ditadura Militar é a solução para os problemas atuais?



Resultado de imagem para os presidentes militares do brasil
Imagem: You Tube


          Na noite de 31 de março para 1° de abril de 1964, tropas de Juiz de Fora, avançaram em direção ao Rio de Janeiro. Outros comandantes militares também mobilizaram suas tropas contra o governo de João Goulart. De 1964 a 1985, o comando das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) controlou o poder político no Brasil. Cinco generais e uma Junta Militar sucederam-se na Presidência da República: Humberto de Alencar Castelo Branco (1964-1967), Artur da Costa e Silva (1967 -1969), Junta Militar formada por: (Lira Tavares, Augusto Rademake, Márcio de Sousa e Melo; no período de agosto a outubro de 1969), Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), Ernesto Geisel (1974 -1979) e João Batista Figueiredo (1979-1985). Os militares governaram o Brasil durante 21 anos. Quais são os aspectos considerados positivos e negativos na gestão dos generais?
          Conforme o http://www.jornalcruzeiro.com.br, na época da Ditadura Militar, no ponto de vista educacional, o nível das escolas estaduais eram excelentes e os professores ganhavam um bom salário. Ainda de acordo com o impresso online, os cidadãos que viviam naquele contexto tinham uma segurança muito grande para caminhar pelas ruas. Os índices de criminalidade eram infinitamente inferiores em relação aos dos dias atuais. O portal afirma também que na época da ditadura havia corrupção. Porém não há nenhum ex-presidente militar daquele período que tenha ficado milionário. Ainda de acordo com o portal, a implantação da democracia, pós 1985, foi comandada pelos ex-presidentes (José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva) que se tornaram milionários.
          Já a cientista política Lucia Hippolito, em matéria divulgada na Revista o Globo, 2000, p.699, afirmou que:  em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito pelo Colégio Eleitoral, encerrando 21 anos de desastrosa intervenção militar e recebendo como legado um país falido: dívida externa de US$ 100 bilhões, inflação de 223% ao ano. Durante o período de 1964 a 1985, a relação da Rede Globo de televisão com o Regime Militar apontava para um alinhamento entre as duas instituições. Segundo o Jornalista Venício A. de Lima: a consolidação da Rede Globo se deu paralelamente à implantação no Brasil de um modelo econômico excludente e de um regime autoritário, dos quais a Rede Globo foi não só importante aliada, mas cúmplice. Do ponto de vista econômico, foi indispensável o papel da Rede Globo na integração de um país de dimensões continentais, via integração de seu mercado consumidor. Do ponto de vista político, a programação da Rede Globo foi indispensável como portadora de uma mensagem nacional de otimismo desenvolvimentista, fundamental para dar sustentação e à hegemonia do autoritarismo.

Resultado de imagem para autoritarismo dos militares
Lemad USP

          Enfim, a Ditadura Militar instalada no Brasil tem vários outros aspectos positivos e negativos que podem gerar discussões intensas...  Mas a crise atual do governo Temer provocou em parte considerável da sociedade civil um debate em relação ao retorno dos militares no comando do Brasil... Os fanáticos pelo Bolsonaro e os defensores da Ditadura Militar acreditam que a intervenção pode ser a única saída para a crise política que envolve os três Poderes da República. Amigos leitores do Blog dos Letrados Desalienados, o retorno da Ditadura Militar é a solução para os problemas atuais?
Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. Acredito que qualquer excesso seja danoso. O meio termo, o equilíbrio é totalmente necessário. A polarização é burra. Não deve ter direita ou esquerda mas sim, pessoas capacitadas e honestas para exercer cargos... Abraços, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Cloves,
    O nosso Brasil está com carência de pessoas honestas para exercerem cargos públicos. Contudo,esperamos dias melhores...
    Abraço fraterno do amigo Sérgio Lopes

    ResponderExcluir