terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Siga o primeiro conselho do Mestre

 

Certo dia, o mestre recebeu a visita de um homem, uma pessoa deprimida. Tão logo chegou, foi convidado pelo sábio para sentar e tomar um chá. “Mestre, ando revoltado. Lembro-me o tempo todo do mal que já me fizeram e isso acaba comigo. Sinto-me triste e furioso…” Sem piscar, o mestre respondeu: “Perdoe e esqueça.” O homem não acreditou no que ouviu. “Senhor, eu não sou feito de pedra. Como pode dar um conselho assim para alguém como eu, que já sofreu tanto? Estou muito magoado e ferido para simplesmente perdoar e esquecer.” Foi quando o mestre concluiu: “Então eu vou te dar outra opção: não perdoe e não esqueça. Tenha sempre na memória cada detalhe do que te fez sofrer no passado. Sonhe com isso até não conseguir mais dormir, até ter que tomar remédios. Chore e tenha muita pena de si mesmo. Perca peso e fique com uma aparência pálida e abatida, faça com que todos os seus amigos se preocupem com você. Pare de falar sobre momentos felizes e interrompa as pessoas para reforçar o quanto você é triste e injustiçado. Aproveite e deixe que isso se agrave para uma ansiedade, gastrite ou enxaqueca, assim você sempre se lembrará do mal que lhe fizeram. Se você acha que este é o melhor caminho a seguir, vá em frente. Boa sorte.”

 

2 comentários:

  1. Meu grande amigo,uma profunda reflexão em todo contexto. Realmente não é fácil seguir o primeiro conselho "perdoar e esquecer". Normalmente, estas marcas estão tão profundas que achamos difícil ou impossível perdoar e esquecer... Mas, em contra partida temos a segunda opção. Não perdoar e esperar para colher todas as "mazelas" que as feridas não tratadas trás para nosso corpo. Que são a amargura, mágoa, depressão, insônia e outras mais... Em qual das opções devemos nos direcionar? Independente de qual opção escolhermos, devemos ter em mente que seremos prisioneiros das escolhas... Nunca, deixemos que o mundo nos transforme em pessoas com escolhas secundárias e eternamente dolorosas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida amiga Carla,
      Agradeço pelo comentário. Infelizmente, todos os indivíduos estão sujeitos a sofrer (injustiças, sacanagens, babaquices, crueldades...) Creio que o melhor é afastar das pessoas que limitam nosso potencial e sempre perdoar...

      Excluir