quinta-feira, 28 de julho de 2016

A Teta Nunca Tem Fim


Imagem: sergioaperon.com.br

               No dia 12 de maio de 2016, Dilma Rousseff foi afastada por até 180 dias da Presidência da República pelo Senado Federal. Segundo o portal: www.congressoemfoco.uol.com.br, a presidenta continuará recebendo salário de R$ 31 mil, permanecerá no Palácio da Alvorada, residência oficial do governo. Além disso, terá direito a transporte aéreo presidencial, equipe a serviço do gabinete pessoal, apoio à saúde, carros e motoristas.
Imagem: galvomatheus.jusbrasil.com.br


               Os ex-presidentes (José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva) têm algumas regalias. A Lei nº 7.474, de 8 de maio de 1986, com as novas redações dadas pelas leis nºs 8889, de 21/06/94 e a de nº 10609, de 20.12.2002 e regulamentada pelo Decreto nº 6.381, de 27 de fevereiro de 2008. Não há menção na lei sobre a remuneração de presidentes da República depois do término de seus mandatos, ou seja, não há salários pagos para os ex-presidentes, somente os seguintes benefícios: são oferecidos oito servidores para um presidente. São quatro funcionários para desempenhar função de apoio e segurança pessoal de cada um, dois motoristas e dois assessores. Qual seria o valor gasto com o pagamento desses serviços por ano? fora os gastos com gasolina, consertos e equipamentos. Juntos, portanto, quanto custaria aos cofres públicos?
               Nos dias atuais, a República Federativa do Brasil vive uma situação econômica negativa, com contenção de despesas em todas as áreas e atividades, com corte de empregos nas empresas. O trabalhador brasileiro contenta apenas com a alimentação para a família. Entre os aposentados 70% recebem o salário mínimo, modelo que já vem sendo aplicado há anos no país. Mesmo diante desta triste realidade, além das regalias dos ex-presidentes e da presidenta afastada, há muitos vereadores brasileiros que estão na luta para aumentar os salários e apoiam prefeitos em troca de nomeações de parentes no Executivo.  Lamentavelmente, o verdadeiro nepotismo (cruzado?), ou seja, o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, geralmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.
Imagem: bocaderua.com.br
               Enfim, somos 200 milhões de babacas analfabetos políticos... Mal educados, alienados, fúteis e sem argumentos. Muitos passam várias horas do dia no Whatshapp enviando mensagens ridículas, pífias e ignorantes. Aproveitam o aplicativo para enviar vídeos de pura comédia, ou de teor sexual e pornográfico, mostrando cenas e fotos das mais diversas possíveis, quase sempre com o objetivo de fazer rir... A maioria das pessoas não gostam ou sentem medo de ler produções literárias de professores, cientistas políticos, sociólogos, jornalistas, historiadores... De uma coisa o Eduardo Cunha tem toda razão, que Deus tenha piedade do nosso povo.
Sérgio Lopes

3 comentários:

  1. Olá Sérgio,como sempre textos excelentes!
    É lamentável que os brasileiros reflitam pouco sobre o assunto.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Fernando,
      Eles preferem deixar as coisas como estão. Agora, todos curtem as Olimpíadas. Em breve, pagarão as contas...
      Sérgio Lopes

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir