quarta-feira, 27 de março de 2019

Os senhores das Gerais continuam os mesmos

Resultado de imagem para minas gerais na crise  aécio e anastasia charge
Imagem: CHEbola
          No período de 01 de janeiro de 2003 até 01 de janeiro de 2019, os senhores (Aécio Neves, Antonio Anastasia, Alberto Pinto Coelho e Fernando Damata Pimentel) não resolveram a maioria dos problemas de Minas Gerais (saúde, educação, transporte, segurança pública, criminalidade, desemprego e violência).  A maior parte da população mineira foi humilhada e desprezada pelo poder público. Milhões de mineiros não conseguiram emprego... Os desgovernos do PSDB e do PT não contribuíram para o desenvolvimento do estado. Os ex-governadores indicaram seus correligionários e afilhados políticos para cargos públicos, com salários astronômicos...  Durante dezesseis anos, a terra das alterosas perdeu relevância no cenário político nacional. Contudo, em janeiro de 2019, Romeu Zema assumiu o governo de Minas Gerais.  O povo renovou as esperanças, porém os problemas continuam e a crise financeira que assola o estado é pública e notória. Zema será diferente dos outros? 
Resultado de imagem para minas gerais na crise da educação   pimentel
Imagem: Digoreste News
          Segundo matéria divulgada pelo https://tribunademinas.com.br/noticias, no dia 08 de março de 2019, ocorrerá seleção pública para o preenchimento de vagas de chefia, direção e superintendências das secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Estado de Minas Gerais. Segundo o portal, de acordo com declarações do secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy Reis, estão disponíveis 565 cargos na administração direta – 300 poderão ser supridos ainda neste ano – e cerca de 200 em autarquias e fundações estaduais. Os salários para os cargos variam entre R$ 7 mil e R$ 20 mil. O programa iniciou no dia (11/03/2019) e é intitulado de Transforma Minas. O atual mandatário de Minas vai "fazer diferente"? A indicação de cargos por deputados e a falta de legitimidade vão continuar no governo Zema? As pessoas de Minas Gerais e de todo Brasil podem acessar o https://www.mg.gov.br/transforma-minas/selecoes-abertas, na busca por cargos. Alguns obtiveram a seguinte Informação da plataforma do processo seletivo:
Resultado de imagem para zema é a velha política mineira
Imagem: Deputado Rogério Correia

          “Inelegibilidade, agradecemos o seu interesse pela vaga na Superintendência de Proteção Social Básica e Gestão do SUAS do Programa Transforma Minas, mas informamos que você é inelegível para concorrer a essa vaga. Portanto, você não seguirá para as próximas etapas deste processo seletivo. Caso você tenha interesse em outras oportunidades, acompanhe as redes sociais do Governo de Minas Gerais e o site oficial do Transforma Minas”. Muitos interessados em trabalhar para o governo de Minais não conseguiram preencher dados pessoais, habilidades e formações... Foram excluídos do processo seletivo, sendo que vários profissionais são qualificados com (cursos superiores, especializações, mestrados, doutorados, phd , línguas estrangeiras). Qual é a razão da eliminação? Residir no interior de Minas ou fora do estado, é o motivo? Se o pretendente do cargo for de família rica ou filho de deputado, a vaga está garantida? A Inelegibilidade não é para políticos corruptos, carreiristas e caciquistas. É somente para o cidadão qualificado, honesto, trabalhador, humilde, pagador de imposto? Até quando a maldita e velha política mineira vão privilegiar os mesmos personagens de sempre?
Sérgio Lopes (jornalista e professor)


2 comentários:

  1. É meu caro amigo! Precisamos nos manifestar e protestarmos contra qualquer sombra da velha política do nosso Estado. Estamos juntos e de olhos abertos!

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo Daniel,
    A velha política mineira é um grande inimigo. A luta é diária, não podemos desistir. Jornalista e Professor Serginho

    ResponderExcluir