quinta-feira, 25 de abril de 2024

As escolhas

 




As conquistas e as derrotas de nossas vidas estão relacionadas às escolhas. A carreira profissional, a formação familiar, o casamento, a condição financeira, o nível cultural, o gosto musical, a forma física dentre outros são frutos de escolhas. Todos os dias, quando acordamos, nós somos desafiados. Podemos optar por levantar, imediatamente, ou ficar mais tempo deitado. Decidimos cumprir o horário marcado para as obrigações cotidianas ou chegar atrasado nos compromissos. Tomar café ou sai de jejum, fazer atividade física ou não exercitar, assistir à televisão ou ler livro, comer moderadamente ou exagerar com a comida, consumir muita droga e bebida alcoólica ou não optar por isso, buscar conhecimento através dos estudos ou ignorar o conhecimento. 


As escolhas são posicionamentos e manifestações da convivência no mundo. No entanto, ocorrem, constantemente, dentro de um campo de probabilidade, isto é, dentro de um contexto em que estão acessíveis algumas preferências e não outras.  Desta maneira, as escolhas não significam “vontade”. Algumas situações não são possíveis inverter o sentido ou a direção, eis alguns exemplos: não há possibilidade de fazer o tempo voltar ou fazê-lo passar mais rápido, é impossível optar por ter outro corpo que não esse com o qual originamos, ter nascido em outra família.  A escolha pode ser considerada processo difícil, consiste em analisar as alternativas que a vida presenteia ou desistir de alguma coisa.  Qual é a opção viável? As escolhas segregam, mas são imprescindíveis e decisivas.  


Basta de chorar o que não possui e procurar explicar erros e péssimas escolhas. A obrigação é sua! Tu tens potencial para optar por admitir o que lhe foi dado até aqui ,  assuma a reponsabilidade por sua existência. Busque suas metas e crie o futuro desejado. Ou seja a pessoa que sofre, a vítima da sociedade ligada aos traumas do passado, imortalize (aflição, desgosto, angústia, preocupação, amargura, tormento, penar, ânsia, ansiedade, suplício, tristeza, martírio, pesar, consternação, dissabor, calvário, mortificação, prova, provação, paixão). A escolha é sua. Por fim, não se esqueça das palavras do (autor, radialista, educador, pastor evangélico) Charles Swindoll: "A vida é 10% o que acontece com você e 90% como você reage a isso". E você? Como quer reagir?

Sérgio Lopes Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário