terça-feira, 10 de novembro de 2015

O atual cenário musical brasileiro é assustador?



Imagem pública da internet
      Segundo informações do site http://top10mais.org/top, as dez músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2015 na atualidade são as seguintes: Eduardo Costa – Sapequinha, Marcos & Belutti (part. Wesley Safadão) – Aquele 1%, Luan Santana – Escreve aí, Victor & Léo – 10 minutos longe de você, Thaeme & Thiago – Bem feito, Lucas Lucco – Quando Deus quer, Henrique e Juliano – Mudando de assunto, Zé Neto & Frederico – Senha do celular, Jorge & Mateus – Os anjos cantam e Fernando & Sorocaba – Dia Dez.
Imagem do vidadesuporte.com.br
      Além disso, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) divulgou que as músicas mais tocadas no país em 2014 foram: Domingo de Manhã – Marcos & Belutti, Cê Topa? – Luan Santana, Os 10 Mandamentos do Amor – Eduardo Costa, Vou te Amarrar na Minha Cama – Bruno & Marrone, O Tempo Não Apaga – Victor & Leo, Mozão – Lucas Lucco, Tudo com Você – Victor & Leo, Flores em Vida – Zezé Di Camargo & Luciano, “Happy” – Pharrell Williams, Guerra Fria – Sorriso Maroto (part. Jorge & Mateus).



Imagem pública da internet

       Diante desta realidade musical brasileira, o sertanejo universitário tornou-se atualmente o gênero musical dominante em todas as rádios do país e apreciado pela maioria da população. As letras das canções abordam situações triviais enfrentadas na vida da juventude, tendo como temática: ostentação, embriaguez e traição. Os temas focam futilidades relacionadas à banalização da vida sexual moderna como uma aventura, uma "pegada", um ciúme fútil egoísta, um desentendimento, cantados de uma forma pobre, completamente destituídos de poesia ou romantismo. 


Imagem do willtirando.com.br


       Enfim, o gênero musical retrata bem o processo de desumanização a que a sociedade moderna está sendo submetida devido a massificação.... Os ideias, objetivos, valores e princípios foram perdidos nas letras das músicas do gênero sertanejo universitário? As melodias são totalmente sem significados e vazias?
 Sérgio Lopes

16 comentários:

  1. Parabéns Sérgio pelos artigos. Fazer com que as pessoas tenham uma visão crítica penso ser o grande desafio da atualidade! No mundo globalizado que as informações chegam a tempo real, certamente esta passando da hora de sermos meros espectadores de um mundo injusto, cheio de máscaras, onde nos “enfiam goela abaixo” tanto lixo que tomamos como verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog dos Letrados Desalienados é o espaço para compartilhar ideias e tentar reduzir a alienação e a futilidade da maioria dos brasileiros. A luta é árdua, mas temos que fazer nossa parte e pensar no futuro das novas gerações. Não quero vê o meu filho Murilinho ouvindo sertanejo universitário. Sinceramente, não desejo isso para ele... Fernando, seja sempre bem-vindo no Blog. A sua presença é importante neste espaço.
      Sérgio Lopes

      Excluir
  2. Depois de quase 20 anos de hegemonia do axé music que praticamente desbancou o que ainda estava sendo produtivo musicalmente e culturalmente nos meados de 90, vem agora o "sertanejo universitario" que tem em sua filosofia: vamos passar ali no posto, tomar um baldinho de cachaça,vamo pra balada, eu pego e pego mesmo... as mina pira,olha o meu camaro, olha o meu bração inchado de remedio pra cavalo, com uma calça apertada e uma barba rala paradinha ligada com um topete ridículo... essa é a marca e o perfil deles, parece ser a ideologia do movimento ... nada contra a moda,pois cada individuo tem uma marca e um jeito de ser e a moda ja teve várias caras e tambem nao sou contra nenhum estilo musical e nenhum genero,pois sou um músico de baile e trabalho com todos os estilos... o que me incomoda sao essas ideologias e modismos vazios que a mídia quer todos bebam... sertanejo remete ao homem do campo que alimenta esse país, trabalha duro e ainda tem tempo de ver a beleza do seu meio e a traduzir em música e poesia... viva Tião Carreiro, Tunico e Tinoco e muitos outros mais!! Esses são os sertanejos que se formou na facudade da lida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdadeira raiz sertaneja jamais será esquecida. Certamente, o modismo tem prazo de validade. Viva o sertanejo caipira!!! Leno Nascimento, valeu pelo comentário e seja sempre bem-vindo no Blog dos Letrados Desalienados. Aguardo sua próxima visita...
      Abraço fraterno,
      Sérgio Lopes

      Excluir
  3. Muito interessante o assunto nao tinha parado pra pensar por esse lado

    ResponderExcluir
  4. Oi Chryslaine,
    O espaço é para discutir ideias e despertar o senso crítico. Obrigado por prestigiar o blog...
    Sérgio Lopes

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blog meu grande amigo Sérgio! Infelizmente o Brasil atravessa seu seu pior momento musical. Essa poluição auditiva chamada de "sertanejo universitário" ou "arrocha", parece está mesmo tomando conta do cenário musical brasileiro. Fico extremamente indignado em perceber o quanto a população brasileira tem a capacidade de aceitar certos "lixos auditivos" com facilidade. Será que podemos esperar algo de uma nação que ouvi "arrocha', funk ostentação e proibidão? Um abraço meu caro amigo!

    ResponderExcluir
  6. Prezado amigo Carlos Castro,
    A maioria do povo brasileiro chegou no fundo do poço. A alienação e a futilidade estão espalhadas por todo país. A luta é árdua, mas vamos batalhar na tentativa de despertar o senso crítico da nossa gente. O blog dos Letrados Desalienados é uma alternativa para tentar reduzir a grande quantidade de alienados e fúteis... Agradeço a visita e seja sempre bem-vindo no blog.
    Abraço fraterno,
    Sérgio Lopes

    ResponderExcluir
  7. Em nossos dias não temos apenas pão e circo, mas "musica", futebol e carnaval.

    ResponderExcluir
  8. Em nossos dias não temos apenas pão e circo, mas "musica", futebol e carnaval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Guilherme,
      Concordo com seu comentário, a alienação é geral... Obrigado e seja sempre bem-vindo no Blog dos Letrados Desalienados.
      Sérgio Lopes

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite.
    Os "artistas" contemporâneos ao invés de por a arte a serviço da sociedade, visando informar e desalienar, estão oferecendo ópio ao povo. Onde estão as musicas que denunciam a realidade política, econômica e educacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Cleber,
      A realidade do Brasil atual é cruel, porém a maioria prefere fechar os olhos e curtir sertanejo universitário... Chegamos no fundo do povo. Obrigado pela participação e seja sempre bem-vindo.
      Desejo te tudo de bom.
      Sérgio Lopes

      Excluir
  11. muito bom o seu blog. Infelizmente esse modismo de sertanejo universitário ja tomou conta da sociedade blasileira, não so o sertanejo, mas o funk também com suas letras machistas e com forte apelo sexual.

    ResponderExcluir
  12. Prezado José Paulo,
    As canções ruins atingiram as mentes e os corações de quase todas as pessoas. Lido diariamente com (jovens, adolescentes, crianças, adultos,idosos) e fico extremamente chateado. A maioria do povo brasileiro está cada vez mais alienado, fútil e apreciando o modismo musical da atualidade. A luta é árdua, porém o Blog dos Letrados Desalienados tem o intuito de tentar despertar o senso crítico das pessoas. José Paulo, agradeço seu comentário e aguardo novas visitas...
    Desejo lhe felicidade acima de tudo,
    Sérgio Lopes

    ResponderExcluir