sábado, 19 de março de 2016

A imprensa brasileira manipula nossa sociedade?



Imagem: http://jornalggn.com.br
                    Lamentavelmente, grande parte do povo brasileiro tem graves problemas com educação. A maioria da população tem baixo nível de escolaridade, a deficiência do sistema educacional pode ser considerada, em alguns casos, uma das razões primordiais para que determinados veículos de comunicação divulguem informações de forma manipulada, parcial e sem credibilidade. As manobras e acordos entre governo e empresas de comunicação no processo de renovação das concessões de rádio e TV, a morosidade da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e o Ministério das Comunicações na fiscalização do sistema de radiodifusão brasileiro contribuíram para que os proprietários de mídia aumentassem seu domínio e sua influência na sociedade brasileira. 
Imagem: http://jornalggn.com.br
                    O sistema atual de concessão para estações de rádio e TV e a existência nos dias de hoje de monopólios de comunicação favoreceram aos responsáveis pela imprensa do Brasil, aumentar ainda mais o seu poder... Em nosso país, um mesmo grupo pode ser proprietário de rádios, emissoras de TV, revistas e jornais... Os Marinhos, Abravanel, Saad, Frias, Civita dentre outros respondem pelos grandes conglomerados de comunicação existente no Brasil. Além de defender interesses do capital e difundir valores típicos das sociedades de mercado, muitos dos donos da mídia são também representantes das oligarquias locais. Rede Globo, Veja, Folha de São Paulo e Rádio Globo são exemplos de veículos que transformaram-se em verdadeiros ordenadores de código de conduta, para grande parte do povo brasileiro, através de informações, o que é decretado praticamente torna “lei” para uma parcela considerada da população brasileira...
Imagem: http://www.dialogosdosul.org.br

                    A concentração de poder nas mãos de poucos garante pleno domínio na sociedade, sendo possível acreditar que os responsáveis pelo rádio, TV, jornal e internet estão em todas as partes do país e suas ações causam enorme influência na vida do brasileiro. A transformação dos veículos de comunicação em grandes empresas, com interesses que vão muito além daqueles propriamente midiáticos, fez da informação definitivamente, uma mercadoria regida pela lógica que comanda o mundo do lucro.  Na atualidade, os veículos de comunicação social podem ser considerados a fonte de informações da sociedade capitalista.
Imagem: https://www.youtube.com/
                    Enfim, podemos concluir que os oligopólios e monopólios de comunicação procedentes de grupos, empresários, políticos e clãs familiares fazem com que os barões da mídia brasileira tenham forte influência na sociedade e façam valer sua própria vontade... Diante deste triste cenário, com os interesses mercadológicos em jogo, na maioria das vezes, a grande mídia explora a miséria humana, distorce a verdade, exacerba estereótipos, espetaculariza os fatos, incentiva o consumismo e o individualismo.
Sérgio Lopes

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