terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Qual é o verdadeiro papel da Imprensa Brasileira?



Resultado de imagem para alienação dos meios de comunicação
Imagem: Odisseia do Globo - blogger

          No período de 1500 – 1808, a colônia brasileira ocupava posição periférica diante do capitalismo mundial. O processo produtivo de bens agrícolas era voltado para exportação e o mercado interno não conseguia progredi. Não havia (urbanização, escola, transporte, energia, telecomunicações, saneamento ambiental) e a Coroa Portuguesa tomava as decisões. Além disso, a maioria da população era analfabeta e os indígenas tinham dificuldades para aprender a língua portuguesa.  O ambiente não era propício para existência da Mídia. Com a vinda da família real em 1808, ocorreram transformações como: (abertura dos portos; urbanização; criação de bancos; teatros; bibliotecas; museus; escolas) e surgiram os primeiros jornais impressos: A Gazeta do Rio de Janeiro (defendia o governo) e o Correio Braziliense (criticava o governo).  Com o processo de independência do país, a Imprensa consolidou no meio político. 


Resultado de imagem para midia aliena
Imagem: Expresso a la Castro - blogger


          Na década de 1920, o rádio surgiu com intuito de informar e entreter. Bem como, instrumento político capaz de formar   opiniões   e   mobilizar   a   sociedade   em   prol   de   determinados interesses. Em 1950, foi inaugurada a primeira emissora de televisão e posteriormente outras surgiram. A TV teve e ainda tem papel relevante na estruturação da política, da economia e das culturas brasileiras, além do seu impacto no público.  A partir da década de 1990, a internet passa a ganhar popularidade no Brasil, em especial com a introdução de provedores gratuitos. Nessa época surge a primeira versão de jornal on-line e a TV a cabo também é iniciada. Desde de 1808 até 2018, é inquestionável o poder da Imprensa na vida das pessoas. Muitos dizem que a Mídia é uma arma ideológica usada como instrumento de alienação. 

Resultado de imagem para alienação dos meios de comunicação
Imagem: causos e filosofia
          O estereótipo de (justiça, cultura, educação, beleza) são normalmente impostos pela (tevê, internet, rádio, impresso). Essas ingerências não são positivas, pois muitos se empenham e se sujeitam para serem inseridos nos padrões ditados pela indústria cultural. Diante disso, a Mídia aliena e transforma imensa quantidade de pessoas em seres fúteis e alienados. Deste modo, na atualidade, na maioria das emissoras de televisão e nos demais veículos de comunicação são transmitidos sensacionalismo e (diversões sem conteúdos e sem profundidades). Grande parte das atrações da Mídia destroem as formas verdadeiras de cultura e arte. Aniquilam o conhecimento e o desenvolvimento intelectual do público. Por fim, a ideologia da Imprensa suprimi o senso crítico dos indivíduos levando-os a um estado de (mediocridade, passividade, comodismo, emburrecimento). 
Sérgio Lopes Jornalista e Professor
 

 

5 comentários:

  1. Muitos programas televisivos podem ter esse intuito de realmente querer "alienar" o seu telespecatador mas as pessoas também precisam aprender a ficarem mais "espertas" e saberem filtrar as informações falsas e que tem realmente esse intuito por trás de tanta programação boa, mas desde o começo da comercialização dos televisores, as reais intenções foram de entreter o seu telespectador o que realmente se tornou uma verdadeira "arma" contra as pessoas desatentas!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Matheus, Infelizmente, grande parte do público que assiste tevê não consegue enxergar a boa programação. Na TV aberta, as emissoras ( Rede Brasil, TV Cultura, TV Escola, Rede Minas dentre outras ) são excelentes opções para fugir da alienação e da futilidade. Agradeço pela sua participação no Blog dos Letrados Desalienados. Abraço fraterno do Jornalista e Professor Sérgio Lopes

    ResponderExcluir
  3. Um outro abraço do seu aluno.

    ResponderExcluir
  4. ADOREI SEU POST ...VOU VOLTAR SEMPRE AQUI PARA LER NÃO PERDER NADA DA UMA PASSADINHA NO MEU CANTINHO BJS
    http://cantaalegremente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá prezada Nanda,
    Agradeço pela visita no meu blog. Certamente, vou olhar o seu também.
    Abraço fraterno do Jornalista e Professor Sérgio Lopes

    ResponderExcluir