sábado, 21 de abril de 2018

A Educação Básica do Brasil chegou no fundo do poço

Resultado de imagem para crise na rede publica de ensino
Imagem: Tudo improviso

          O artigo 205 da Constituição Federal do Brasil de 1988, reza que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Contudo, a Rede Pública de Educação Básica brasileira passa por momento delicado. A desvalorização do docente e a (burocracia e tecnocracia) dos que criam as (normas, regras, leis) do sistema educacional público podem ser apontadas com as causas essenciais da crise nos estabelecimentos de ensinos gratuitos. Quando o professor assumi o cargo, na maioria das instituições de educação básica do Brasil atual, enfrenta indisciplina dos alunos. Atitudes como: uso inadequado de aparelhos eletrônicos, balbúrdia, excesso de conversa dentre outras são comuns no ambiente escolar. 
Imagem relacionada
Imagem: Escola Educação
          O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) permite que os discentes façam o que quiserem nas salas de aula, agredindo de todas as formas os professores. Em algumas escolas, o regente de aula ainda sofre violência moral (distinções entre níveis de ensino e professores) e violência verbal ou assédio moral (palavras ofensivas direcionadas ao professor no momento do intervalo). Bem como, pressões exercidas por parte da gestão escolar por melhoramento de notas, perseguições, fiscalização semelhante à vigilância nas salas. Além disso, o profissional da educação é mal remunerado. Muitos precisam trabalhar em duas escolas para melhorar a renda mensal. Os responsáveis por criarem (normas, regras, leis) da educação são burocratas e tecnocratas.  Ficam sentados em gabinetes com ar condicionado e não conhecem a realidade dos estabelecimentos de ensino público do país. 
Resultado de imagem para burocratas da educação brasileira
Imagem : Sala da La
          Certamente, eles nunca foram em uma Escola Estadual ou Municipal. A Burocracia e a Tecnocracia tornaram-se agravantes do sistema público educacional. Diários (físico e digital), planos de aula, fichas avaliativas, formulários, entre outros. Incluindo ainda grande quantidade de trabalho que o docente leva para casa, tais como: (provas, testes, trabalhos, projetos, elaboração de atividades, planos de aula, correções). Diante das eternas responsabilidades burocráticas, os docentes da educação básica são praticamente “obrigados” a aprovar os seus alunos analfabetos. Que vêm do Ensino Fundamental, sem nunca ter lido um livro.  A função do professor é ensinar. Todavia, a falta de inteligência e competência não têm limites no Brasil. A Burocracia e a Tecnocracia do país tornaram os professores verdadeiros escravos. Esse não é o valor que o professor brasileiro merecia.
Sérgio Lopes, Jornalista e Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário