terça-feira, 25 de abril de 2023

Você é um eleitor imbecil?


Nelson Rodrigues foi jornalista,  escritor,  teatrólogo e contista. Fez reflexão a respeito da paixão política.  Em pleno  2023 ,  a citação de Rodrigues é cada vez mais frequente na sociedade. A confiança, a honra, a lealdade , a sinceridade ,  o respeito e o caráter são destruídos pelo fanatismo político de muitos eleitores.  Amizades de infância são rompidas e pessoas que nunca tiveram convívio tornam-se amigos ...  Infelizmente, vários homens  trocam seus votos por saco de cimento,  engradado de cerveja,  dinheiro, camisa de time de futebol e promessa de emprego.  A paixão política imbecializou milhões de brasileiros.  Você é um eleitor imbecil?

Sérgio Lopes Jornalista e  Professor 

10 comentários:

  1. Não. Sou crítico, analista, meticuloso ao escolher um político, ultimamente está bem difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, a maioria dos políticos são incompetentes. Contudo, os eleitores também não fazem boas escolhas...

      Excluir
  2. Fala Serginho!
    Não! De forma alguma. Ainda existem muitos eleitores conscientes e o voto ainda é a melhor arma para melhorar a realidade de um país. O fanatismo político (que já existia), a ideia de vangloriar uma figura se exacerbou principalmente nos últimos 4 anos e isso é algo lamentável e extremamente danoso. O ineditismo está por conta da propagação da violência, do ódio e da intolerância que aumentou muito por conta de defesas cegas e infundadas, coisas que vimos (e vemos) que é de embrulhar o estômago. Já com relação a compra de votos por algum meio, já é outra questão, não menos danosa, mas que só se combate se modificarmos todo o sistema político. Aliás, o grande problema do Brasil é a forma de funcionamento do Sistema político, que infelizmente dificilmente mudará.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Vinicius, talvez, uma reforma politica poderia ser a solução. Infelizmente, ainda estamos distantes desta realidade. Uma boa parte da classe política quer perpetuar no poder e não abre mão das regalias. O povo é apenas um detalhe...

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo Serginho! Infelizmente pela falta de educação e cultura vários brasileiros se deixam levar por falsas promessas e mentiras por parte de postulantes a parlamentares. Ao meu ver somente com a melhora na educação vamos reduzir esse fanatismo e dar lugar ao bom senso. Hoje, infelizmente o retrato é de muitos eleitores sem conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Evandro, essa é uma triste realidade. Muitos eleitores não votam corretamente. Além disso, vários políticos agem de má fé... Enfim, povo alienado é mais viável para a classe política.

      Excluir
  5. Poucos conscientes, infelizmente, milhões de imbecis absorvem pacotes de ideias. Não conseguem buscar o que é bom e razoável de diferentes lados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Cloves, a nossa democracia é bem jovem em relação às democracias já consolidadas... Portanto, o sistema eleitoral do país ainda tem muito a evoluir.

      Excluir
  6. Jamais serei um eleitor imbecil. Nos últimos anos parece que isso piorou. Mesmo antes a chegada da Pandemia. O povo agora não só troca votos por favores como disseminam o ódio e organizam protestos pelas redes sociais. Protestos esses que causam o caos . Pura imbecialidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, a maior parte dos eleitores são alienados. Visam aos interesses próprios. Já os políticos, um boa parte quer manter esse paradigma. Enfim, os eleitores e os políticos são responsáveis pelo sinistro cenário político atual.

      Excluir