segunda-feira, 14 de agosto de 2023

A dependência do álcool destrói vidas

 


Imagem reprodução: internet

Um indivíduo que consome bebida alcoólica de maneira exagerada pode se sentir mais contente, extrovertido e animado. Contudo, os prejuízos para saúde são irreversíveis... Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o alcoolismo é considerado doença pelos fatores (sociais, psicológico, biológicos) e incapacidade diante do consumo alcoólico em função de uma dependência física e emocional. Ainda de acordo com a OMS, é capaz de levar o paciente a outras complicações médicas, como a cirrose e a hepatite. 



Imagem reprodução: internet

Ainda que o álcool tenha seu consumo legalizado, podendo ser encontrado em todos lugares, a dependência química da substância faz com que o alcoólatra pense de modo compulsivo e comporta-se de maneira obsessiva. O viciado fica louco para ingerir bebida alcoólica, quando consegue... Ele faz uso de maneira descomedida, na maioria das vezes, as ações são vexatórias e vergonhosas.


Imagem reprodução: internet

Hostilidade, nervosismo, inquietude, isolamento social são oscilações de humor frequentes no perfil da maior parte dos usuários de álcool. Além disso, algumas atitudes deploráveis: perturbar vizinhos com barulho, aborrecer idosos e crianças, xingar e brigar com as pessoas, cuspir ao falar com alguém, dançar em cima daquela mesa, chorar como criança, gritar alucinadamente e mexer com mulheres fazem parte do mundo de muitos daqueles que se entregaram à doença do alcoolismo.


Imagem reprodução: internet

Infelizmente, os alcoólatras não se identificam como dependentes... Bebem e interrompem por poucos dias, logo depois, voltam a beber compulsivamente até perderem a noção de tempo e espaço. Embora a saúde seja o aspecto primordial  em jogo com o uso exagerado de álcool, as relações com (familiares, amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho) são prejudicadas por ele. A dependência alcoólica pode ser examinada e equilibrada. Enfim, na luta contra o alcoolismo é fundamental: busca de tratamento adequado, procura de atendimento especializado, uso correto de medicação, admitir e reconhecer o vício, se autoconhecer, evitar alguns lugares e pessoas.

                                                          Sérgio Lopes Jornalista









9 comentários:

  1. Problema de saúde pública, assim como outras drogas. Mas este embora lícito, principalmente por isso, entrou na culturta pop com força nos últimos anos patrociando festas e artistas do certanejo que tornaram festas e dor de cotovelo mais autodestrutivos do que os habitos dos frequentadores das antigas rodas punks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adebiano, "Dor de cotovelo", essa foi ótima. Algumas canções são deprimentes, os caras enchem a cara de cachaça... Um forte abraço.

      Excluir
  2. Serginho,meu irmão! Este assunto veio em um momento muito bom pois, apesar de nunca ter sido dependente, recentemente eu resolvi parar com o álcool e isso me fez muito bem.
    Esta droga lícita, que se esconde atrás de uma vida extrovertida e engana com uma falsa felicidade, atrasa a vida das pessoas.
    Muito bem pontuadas as ideias e informações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo Cloves, obrigado pela força . O alcoolismo é uma doença terrível e destrói muitas famílias. Infelizmente, já perdi entes queridos por causa do alcoolismo.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como bem colocado pelo colega Adebiano, percebo que há um culto ao redor da bebida, especialmente neste tipo de música. Tentam romantizar a bebida como se fosse a solução dos problemas do cotidiano. E sabemos bem que não é; aliás, muito pelo contrário: é a causa de várias complicações de vida... o que é muito triste, como você mesmo expôs em seu belo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Eduardo, excelente reflexão. O alcoolismo é uma doença crônica, atinge milhões de pessoas. Infelizmente, ainda está longe de uma solução....

      Excluir
  5. Olá meu amigo Serginho. De fato o álcool em uso exagerado pode trazer sérios danos não somente a saúde da pessoa como toda sua família e entorno visto que a pessoa não consegue ver com clareza que já entrou num poço sem fundo e apesar de existir tratamento precisa muito que a pessoa deseje ser curado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo Evandro, o alcoolismo é uma doença cruel. Os usuários de álcool precisam de apoio...

      Excluir