quinta-feira, 24 de agosto de 2023

O Eleitor brasileiro é responsável pelas escolhas

 

Imagem reprodução: internet

No período de 1989 a 2023, as eleições diretas foram realizadas no Brasil. O eleitor brasileiro escolheu seus representantes em 7 cargos:  Presidente da República, Governador do Estado, Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Prefeito Municipal, Vereador.  

Imagem reprodução: internet

Milhões de  eleitores escolhem mal ou se iludem pelas campanhas “perfeitas” e não exige qualquer tipo de prestação de informações dos políticos. Parte considerável do eleitorado brasileiro não recorda mais em quem votou no último pleito. Muitos não votam consciente...   Trocam votos por saco de cimento, camisa de time de futebol, engradado de cerveja, churrasco, garrafa de cachaça, promessa de emprego, dinheiro, dentadura, telefone celular... O que se caracteriza como crime eleitoral.

Imagem reprodução: internet

As péssimas escolhas eleitorais têm consequências terríveis para a população brasileira, tais como:  desvio de recursos da saúde, do sistema educacional, das obras inacabadas. Bem como, a perpetuação de poder dos políticos corruptos. Enfim, o voto “errado” do eleitor fecha as portas à democracia brasileira.

Sérgio Lopes Jornalista




7 comentários:

  1. Descreveu, claramente, a política em ciade pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste realidade, minha querida. Algum dia vai mudar????

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fala Serginho! Ainda dá tempo de comentar esse assunto?! Rsrsrs. Vamos lá. Acho que boa parte do povo brasileiro, precisaria ter desde cedo, ter a oportunidade de poder fazer parte de uma ampla gama de discussões sobre política. O papel de cidadão ativo e sabedor de suas escolhas precisaria ser elevado ao seu nível máximo. Conhecer política, conhecer candidatos e prestar atenção no histórico e nas atividades cotidianas do postulante ao cargo, é dever de todos! Acredito que na escola ou mesmo fora, em conversas entre amigos, tal reflexão pode ajudar a criar uma maior conscientização de como entender a política e políticos e consequentemente mais consciente. O nível de conhecimento é substancial.
    E na boa? Isso é a nível nacional. Esses "escambos" de votos por mercadorias e coisas do tipo acontece em todo lugar, não somente em pequenas cidades. Mesmo porque a desinformação, a descrença em políticos e outros fatores levam aos erros bizarros de muitos eleitores. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos erros são cometidos por boa parte dos eleitores. Como corrigi_ los? Ainda é um desafio na incipiente democracia do Brasil...

      Excluir
  4. Assim como qualquer assunto é ensinado e debatido em salas de aula. Ensinar aos alunos a figura do Político Brasileiro desde o início da República passando pela Ditadura Militar até a constituição de 1988 com a chegada da democracia é essencial. Para que eles saibam como utilizar corretamente o seu voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O voto consciente ainda está longe da realidade da maioria dos eleitores brasileiros. A classe política está na zona de conforto e os eleitores também...

      Excluir