terça-feira, 24 de outubro de 2023

O vereador é ruim, a culpa é do eleitor

 


Imagem reprodução: internet

Segundo o site https://www.soescola.com, um vereador é um representante eleito pelo povo para atuar no poder legislativo municipal. Ele é responsável por discutir e votar projetos de lei, fiscalizar o poder executivo e representar os interesses da população em sua cidade. O cargo de vereador é fundamental para a democracia, pois é através dele que os cidadãos têm a oportunidade de participar ativamente da política local.

Imagem reprodução: internet

Ainda de acordo com o site, o vereador é o elo entre a população e o poder público, sendo responsável por representar os anseios e necessidades dos eleitores. Entre as principais funções de um vereador, podemos destacar: elaborar e votar projetos de lei, fiscalizar o poder executivo, representar os interesses da população, participar de comissões e audiências públicas, atender os eleitores...

Imagem reprodução: internet

Todavia, muitos eleitores brasileiros afirmam que vários vereadores não fazem nada, trabalham pouco e ganham muito dinheiro. Além disso, declaram também que não vale a pena assistir à reunião dos vereadores nas Câmaras Municipais espalhadas pelo Brasil. Conforme críticas de votantes, uma grande parte dos vereadores “não sabem falar” e outros “falam demais e são arrogantes”. Bem como, não fazem nada em benefício das populações e vivem com picuinhas com os prefeitos.

Imagem reprodução: internet

Por outro, os eleitores são responsáveis pelas escolhas dos vereadores... Milhões de eleitores brasileiros ainda trocam votos por saco de cimento, pacote de arroz e feijão, dentadura,  camisa de time de futebol, engradado de cerveja, churrasco, dinheiro, promessa de emprego. Você nunca assistiu às sessões da Câmara Municipal, não acompanhou e não fiscalizou o trabalho dos representantes do povo, sobretudo, o que você ajudou a eleger.


Imagem reprodução: internet

O culpado por eleger o vereador ruim é o eleitor. O futuro de nossas cidades é responsabilidade do vereador. Portanto, na escolha consciente de membros do poder legislativo do município é primordial: pesquisar o histórico político e pessoal do candidato, buscar as semelhanças de pensamentos, conhecer a sigla partidária do vereador, compreender as propostas e olhar com atenção os gastos de campanha.

Sérgio Lopes Jornalista

2 comentários:

  1. Creio que devido a atual disposição e formato da política, não existe um processo de seleção que filtrem candidatos sem capacidade de tomada de decisão ou que nem saibam sequer falar corretamente. E ainda recebam salários elevados fazendo com que os candidatos tenha apenas interesses próprios e nunca alinhados com questões da sociedade. Precisaria ser revisto todo o processo seletivo e atuação para atrair finalmente pessoas engajadas com causas sociais e que realmente tenham interesse em ajudar no avanço da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Se os candidatos não recebessem salários, a procura seria mínima... Infelizmente, muitos estão interessados na parte financeira. Além disso, muitos eleitores não votam de maneira consciente. Político carrerista e eleitor alienado prejudicam o progresso da nação.

    ResponderExcluir