sábado, 9 de abril de 2016

O poder infinito dos coronéis nunca será destruído I




     
Imagem: www.colegioweb.com.br
               A maioria dos eleitores do Brasil não tomam vergonha na cara e elegem os políticos corruptos de sempre. Sendo que alguns perpetuam no poder, ficam milionários e promovem filhos e netos. A região nordeste apresentou e ainda apresenta os principais caciques da política nacional. Na Bahia, o ex-senador Antônio Carlos Magalhães foi um líder clientelista com poderes quase ditatoriais sobre o seu curral eleitoral. Por quase quatro décadas, ACM dominou o estado baiano como ninguém jamais havia conseguido, controlando de sentenças no Tribunal de Justiça a nomeações de delegado de polícia no interior. O coronel ACM conseguiu eleger o filho Luís Eduardo Maron Magalhães (deputado estadual e federal) e o neto Antônio Carlos Magalhães Neto (deputado federal e atual prefeito de Salvador).
                O estado de Alagoas têm dois senadores da República que exercem o cargo no governo Dilma. O presidente atual do Senado Renan Calheiros (PMDB – AL) ocupa postos de comando no Brasil, desde a redemocratização, e trabalha para se manter no comando do Senado, apesar do passado cheio de denúncias e envolvimento no petrolão. Além disso, é um verdadeiro representante do coronelismo no país. Ele tem seu curral eleitoral em Murici, um município de 27 mil habitantes situado a 50 quilômetros de Maceió. A cidadezinha é marcada por um esquema de revezamento de prefeitos com sobrenome Calheiros.  Nas eleições de 2014, graças ao trabalho de Renan, seu filho (José Renan Vasconcelos Calheiros Filho) foi eleito para governar Alagoas.
Imagem: www.contextolivre.com.br
               Outro político tradicional de Alagoas é o atual Senador Fernando Collor de Melo (PTB – AL). Ele exerceu diversos cargos políticos: foi Prefeito da cidade de Maceió (1979 a 1982), Deputado Federal (1982 a 1986), Governador de Alagoas (1987 a 1989). O auge da carreira política foi no período de 1990 – 1992, quando tornou-se presidente do Brasil... Os Senadores Collor do PTB e Renan do PMDB compõem a base aliada do governo federal, eles dominam as principais prefeituras nas terras alagoanas, entre elas Maceió e Arapiraca. Mesmo diante destas evidências, milhões de eleitores boçais e ignorantes elegem crápulas dessa grandiosidade... Enfim, amigos leitores do Blog dos Letrados Desalienados, os coronéis nordestinos continuarão mandando e desmandando nos seus estados? Os eleitores serão eternamente manipulados por estes senhores?
Sérgio Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário