domingo, 20 de outubro de 2019

A Indústria Cultural e a Comunicação de massa visam o lucro




          Na década de 1940, os pensadores alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer escreveram o livro intitulado “Dialética do Esclarecimento". A obra destacou pela primeira vez a expressão “Indústria Cultural”. Afinal, qual é o significado do termo? Qual é o objetivo? Qual é a característica? Antes das respostas, é preciso entender que os meios de comunicação de massa são amplamente consumidos pela indústria cultural feito ferramentas de propaganda.  A indústria cultural pode ser considerada meio de produzir cultura no período industrial capitalista. Designa principalmente, a situação de arte na sociedade capitalista mercantil, definido por modo de produção que tem como objetivo o lucro.

          Além disso, algumas características marcantes são: conteúdo feito para consumo rápido; processo de produção que busca o ganho o grande consumo das massas; influência marxista que afirma que a economia funciona como impulsionadora da realidade social; avanços tecnológicos que garantiram a produção e disseminação rápida das obras produzidas; democratização e maior acesso aos conteúdos produzidos. Outro termo relevante da chamada indústria cultural é a comunicação de massa.  Ela consiste em todos os tipos de expressões culturais (gastronomia, desenhos animados, moda, séries de televisão, gênero de dança, revista, música, dentre outros) que são produzidos para alcançar a maior parte dos consumidores, com o intuito comercial, ou seja, constituir produtos para consumo.

          A comunicação de massa conserva modelo previsto para consumo instantâneo. A indústria cultural e a comunicação de massa podem ser usadas como sinônimos. Ambas têm o propósito de alcançar a maioria das pessoas, desconsiderando qualquer tipo de separação que possa existir na sociedade de notícias de outros serviços que “sustentam” os cidadãos. Os meios de comunicação de massa são os relevantes colaboradores da indústria cultural para propagação da comunicação de massa, contribuindo no processo de alienação e homogeneização cultural dos consumidores. Por fim, a indústria cultural e a comunicação de massa não transmitem valores simbólicos, mas visam o lucro obtido a partir do consumo da maior quantidade possível de pessoas.

Sérgio Lopes (Jornalista e Professor)

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