segunda-feira, 1 de maio de 2023

O dia do trabalho

Hoje é feriado nacional,  comemoramos o dia do trabalho.  O trabalhador brasileiro tem o que comemorar? Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março de 2023 , o desemprego no Brasil cresceu no trimestre entre dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. Conforme o IBGE, a taxa de ocupação chegou a 8,6% e atingiu 9,2 milhões de pessoas.  

Há anos,  o desemprego é um problema crônico no país. O trabalhador brasileiro sofre com  exploração,  salários pífios, excesso de burocracia,  desvalorização,  miséria,  recessão.  Os professores,  os policiais,  os enfermeiros, os médicos,  os motoristas,  os caminhoneiros,  os policiais penais dentre outros são  profissionais aniquilados ...  Até quando teremos o descaso? Até quando estes colaboradores vão adocer? O trabalhador brasileiro tem o que comemorar ? 

Sérgio Lopes Jornalista e Professor 

13 comentários:

  1. Infelizmente, nada a comemorar. Hoje é um ótimo dia para a reflexão do trabalhador. Será que a profissão que escolhi me faz feliz? Tanto econômica e profissionalmente falando? O trabalho que realizo hoje me trás satisfação e realizações. Hoje é um ótimo dia para refletirmos nessa questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo Heltinho, certamente, a data é ideal para refletir a respeito do papel de cada trabalhador brasileiro. O que somos? Qual é a nossa importância no Brasil? Qual será o nosso futuro? Eis alguns questionamentos relevantes.

      Excluir
  2. Olá meu amigo Serginho! Difícil comemorar num cenário onde sabemos que a maioria dos trabalhadores brasileiros vivem de salário mínimo sem contar com as profissões sub valorizadas já mencionadas por você e a máquina pública cada vez mais inchada. A desigualdade social está cada vez maior mas procuro ser otimista que um dia este cenário possa mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Evandro, esperamos por dias melhores . Contudo, a maior parte dos nossos trabalhos sofrem com o descaso. Isso precisa ser mudado.

      Excluir
  3. Boa tarde professor Serginho.
    o dia do trabalhador teria que ser comemorado todos os dias
    porém os trabalhadores brasileiro precisa de um Brasil melhor, mais justo, mais digno, e respeito em seus direitos constitucionais.
    Se existir uma consciência verdadeira, pura ai sim existirá um Brasil vivo, ativo, produtor, empregador, onde homens e mulheres sejam respeitados, de verdade, em seus direitos constitucionais. Mas nosso país ainda está longe disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida dona Mércia, infelizmente, a força produtiva do nosso país não é valoriza. Entretanto, a classe trabalhadora contribuiu e sempre contribuirá para o progresso da nação. A que ponto chegamos???

      Excluir
  4. Acredito que toda pessoa que se considera um trabalhador de verdade (cumpre o dever, faz com amor, e, principalmente, sem prejudicar algo), deve comemorar a data. Mas tem que fazer isso sem nunca se esquecer de lutar contra o descaso e a exploração que nos cerca. O descaso costuma vir do poder público; já a exploração (e também certo desdém), tende a vir da rede privada, que, cada vez mais, procura reduzir salários e exigir mais dos trabalhadores, que infelizmente na maioria das vezes, são obrigados a se sujeitarem a situações de humilhação e desrespeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo Eduardo, tanto na rede pública quanto na rede privada, os trabalhadores sofrem com exploração e descaso. Não podemos generalizar, mas ainda é uma triste realidade. Os trabalhadores merecerem mais respeito. Obrigado pela sua colaboração e conto sempre com sua participação.

      Excluir
  5. Como sempre, ótimos temas. Parece que estamos sempre falando de coisas negativas mas o objetivo é o oposto, é mostrar que algo precisa ser feito.
    O trabalhador brasileiro não tem o que comemorar pois, praticamente, paga para trabalhar e paga pra sobreviver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo Cloves, sim, a proposta do blog é despertar o senso crítico das pessoas... A realidade da maioria do trabalhador brasileiro é cruel. Alguma coisa precisa ser feita.

      Excluir