terça-feira, 16 de maio de 2023

Por que milhões de brasileiros não têm educação? Educação Zero.

As pessoas sem educação estão espalhadas por todos os lugares. Elas podem ser consideradas indivíduos que não teve acesso ao ensino e a escola. Bem como, designa um ser mal educado, rude e grosseiro. Há pessoas com baixo nível de escolaridade e com condições financeiras menos favoráveis. Mas muitas são reconhecidas pela simplicidade, educação, cordialidade, humildade e sensibilidade a dor do semelhante. Por outro lado, há vários indivíduos altamente qualificados com (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado) nas melhores instituições de ensino do Brasil. Ademais, eles são donos de cartório, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, diplomatas, advogados, médicos, assessores, políticos carreiristas, funcionários públicos dentre outros, sobretudo, são as categorias profissionais mais bem remuneradas no Brasil. Os salários deles estão acima da realidade da sofrida população brasileira. Muitos foram aprovados nos concursos mais concorridos, já outros conseguiram ou conseguem bons salários por meio de indicações... São os chamados “bajuladores”, adoram “lamber as botas” dos poderosos. Infelizmente, muitos profissionais bem sucedidos não demonstram educação.  Interrompem os outros, não cumprimentam as pessoas, gritam com alguém, humilham os que recebem baixos salários, não ouvem as pessoas... Tais atitudes são insuportáveis, típicas  de seres extremamente mal-educados... Como disse o pensador Delson Jacinto Vieira: “os mal educados e agressivos são mortos vivos que criam um mundo nocivo, insuportável, trazendo sofrimento ao que é amável”. Enfim, por que milhões de brasileiros não têm educação?

Sérgio Lopes Jornalista e Professor

13 comentários:

  1. Meu amigo, penso que existe uma falta de acesso à educação de qualidade, pois o que chega até o ensino público, são programas genéricos e sem nenhum aprofundamento.
    Enquanto isso, as escolas particulares preparam os futuros doutores e chefes de estado.
    As pessoas são sabotadas diariamente por um sistema que foi feito para se manter alheio a qualquer mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo e colaborador Cloves. Então, o sistema educacional realmente é falho. Mas, a educação ainda é muito precária no nosso país. Infelizmente, os "instruídos " também são mal educados...

      Excluir
  2. Agora, falando na outra falta de educação, a arrogância é a arma de pessoas ignorantes e sem caráter, pessoas que não sabem reconhecer que somos todos iguais e que esta vida é passageira. Mais importante construir afeto do que bens pois, lá na frente, pessoas irão nos abraçar e os bens, permanecerão imóveis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu amigo, já ouvi relatos de arrogantes no leito de morte pedindo perdão.... A vida é curta , a arrogância é cretinice....

      Excluir
  3. Boa tarde professor Serginho..
    Mais um tema que chama bastante atenção, A verdade é que eu ainda me assusto com a falta de educação das pessoas. Não estou falando de atitudes exageradas ou de gente que cospe no chão e joga lixo na rua. Estou falando de pessoas que estão conosco no dia a dia. Chega ser até Anormal até e
    quando alguém é gentil com o outro. Na minha opinião as pessoas hoje usa muito as redes sociais pra mostrarem realmente seus instintos raivosos e mal educados,
    As redes sociais foi excelente em alguns aspectos, mas pra outros mudou algumas pessoas, tanto que muitos passaram a ter ainda mais pressa e se esqueceram do básico da gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dona Mércia, infelizmente, a falta de educação é frequente no Brasil. Também deparo com pessoas mal educadas. Eu tenho pena destas pessoas....

      Excluir
  4. No contexto abordado aqui creio que a falta de educação está mais ligado a arrogância do ser humano ou do morto vivo conforme citado pelo autor, onde mesmo com todo conhecimento adquirido consegue faltar com respeito ao próximo, ao seu semelhante e a falta de espiritualidade reina neste ser. Em resumo falta de educação nem sempre se equivale a falta de conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Evandro, a falta de educação está em todos os lugares. É um desprazer encontrar pessoas deselegantes...

      Excluir
  5. Creio que, na verdade, não há a "falta" de educação, mas sim, uma maneira em que o sujeito resolve levar a vida: na arrogância e na prepotência. Sempre se acham acima de todos; agem como as pessoas fossem meros objetos, seres inúteis... Geralmente, quanto maior o poder aquisitivo, mais sem educação o pobre indivíduo é (não são todos, evidentemente). Educação, no sentido em que estamos tratando, vem da cordialidade. Os mais educados (comumente pessoas mais simples, às vezes sem estudo) são aqueles que deixam as pessoas ao seu redor, em qualquer situação, ficarem bem à vontade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa reflexão meu amigo. Não podemos generalizar, mas muitos esclarecidos são soberbos e orgulhos. Todavia, a vida vai puni_los.

      Excluir
  6. O que falar da Educação? Bom eu tive o privilégio de estudar. Mesmo não tendo chegado ao nível superior que não é tão distante das possibilidades de hoje. Eu tive ótimos Professores e Instrutores seja no ensino Fundamental, Médio e Técnico. Me formei Profissional da área da Saúde. Mesmo não atuando na área, foi graças a boa Educação dada por meus mestres que me tornei um bom Profissional. Agora quanto a "Educação de Base". Essa é a que eu percebo que mais faz falta nesse país a fora. É outra Educação que tive o privilégio de ter graças a minha família. Esses milhões de brasileiros não tem " Educação de Base " ou de "Berço". Nos dias de Hoje vê se muito pouco neste país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo, infelizmente, muitos não têm berço. A falta de berço é fator essencial para o bom comportamento e o respeito na sociedade.

      Excluir