quarta-feira, 1 de novembro de 2023

As contribuições do filósofo Pitágoras

 

Imagem reprodução: internet

Segundo https://escolaeducacao.com.br, Pitágoras de Samos foi um filósofo, matemático, músico e astrônomo pré-socrático. Aponta-se que seu nascimento tenha ocorrido no ano de 570 a.C. Viveu parte sua vida na sua terra natal, a ilha de Samos, localizada na costa jônica. Ainda de acordo com o site, sua morte é atribuída ao ano de 496 a.C., em Metaponto, região sul italiana. Pitágoras se tornou um grande pensador e muito é difundido que ele foi um dos alunos de Tales de Mileto.


                                                       Imagem reprodução: internet

O grande filósofo da Grécia Antiga, Pitágoras, deixou valores transmitidos para às gerações que se seguiram, acima de tudo, contribuiu intensamente no desenvolvimento da matemática, da filosofia, da música e da religião. Conforme o https://mundodafilosofia.com.br/, talvez sua maior contribuição tenha sido a descoberta dos números inteiros e a teoria das proporções. Ele também desenvolveu o famoso teorema de Pitágoras, que descreve a relação entre os lados de um triângulo retângulo.


                                                              Imagem reprodução: internet

De acordo com o site, além da matemática, Pitágoras acreditava que a música era fundamental para a harmonia do universo e da vida humana. Ele desenvolveu a teoria das proporções musicais e acreditava que a música tinha um poder curativo e terapêutico. Pitágoras também era um filósofo profundamente religioso, e acreditava que a alma humana era imortal e que a busca pela sabedoria era a chave para alcançar a felicidade e a paz interior.


                                                             Imagem reprodução: internet

Pitágoras de Samos foi um intelectual com características variadas e peculiares. O seu trabalho envolveu diversos campos. O filósofo confiava na concórdia e na disposição conveniente do mundo e procurava entender a realidade por meio da percepção e da análise crítica. A sua capacidade de controlar e modificar as percepções dos outros ainda continua significativa no século XXI, no pensamento filosófico e na obra do mundo ocidental.

Sérgio Lopes Jornalista

2 comentários:

  1. Pitágoras sua história e muito bonita, ele achava que a alma é eterna. Pela palavra na Bíblia diz que a alma é eterna. Que estamos aqui fazendo estágio. Verdadeiramente vivemos eternamente é na eternidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pitágoras deixou um grande legado para a humanidade.

      Excluir