sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Os idosos

 

Imagem reprodução: internet

Os idosos são exemplos para as gerações passadas, atuais e futuras. A melhor idade trouxe contribuições relevantes para população, tais como: saber, conhecimento, prática, treino, bagagem, perícia, traquejo, tarimba, know-how, técnica, habilidade, saber-fazer, instrução, sapiência, conselho, trajetória, desenvolvimento, contexto, fato, carreira... Todavia, os nossos idosos são respeitados na sociedade? Em 1993, a extinta banda Legião Urbana lançou a música “Perfeição”, composta por (Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá). Foi mencionado uma triste realidade no seguinte trecho da canção: “E esquecer a nossa gente, que trabalhou honestamente a vida inteira, e agora não tem mais direito a nada”.

Imagem reprodução: internet

A composição da banda Legião Urbana ainda continua atual em nosso país.  Muitos idosos brasileiros estão abandonados. Conforme os dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o número de denúncias de abandono de idosos cresceu 855% em 2023. Entre janeiro e maio deste ano foram quase 20.000 registros de abandono. No mesmo período de 2022, foram 2.092 casos. Foi o maior aumento registrado pela pasta entre vários outros tipos de violação contra idosos, como negligência, violência psicológica e violência física. Todas as categorias registraram crescimento no número de denúncias. Ainda de acordo com os Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, os casos de negligência --quando o responsável pelo idoso deixa de oferecer cuidados básicos, como higiene e saúde --somaram 37.441 entre janeiro e maio.

Imagem reprodução: internet

Segundo Alexandre da Silva, secretário nacional de Direitos da Pessoa Idosa, a violência contra o idoso pode acontecer em qualquer lugar e o agressor pode ser qualquer pessoa, inclusive alguém da família. Nunca abandone os idosos! É crime, você pode ser punido. De acordo com o Estatuto do Idoso, que estabelece direitos e garantias para os cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos, o abandono de idoso é crime previsto no artigo 98, que determina pena de detenção de 6 meses a 3 anos para quem abandonar idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência ou qualquer outro estabelecimento. Portanto, não viole os direitos dos idosos. Eles merecem atendimento de qualidade no SUS (Sistema Único de Saúde), prioridade na prestação de serviços nos órgãos públicos, isenção do imposto de renda, do transporte público e dos eventos culturais...

Sérgio Lopes Jornalista

6 comentários:

  1. Triste realidade!!
    muitos abandonados no asilo pelos filhos, ou mesmo pelos familiares.
    como dizia minha mãe, uma mãe cria dez filhos ama cuida todos,mas nem todos filhos cuidam amam seus pais!! Essa é a maior verdade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste realidade minha querida, infelizmente, muitos filhos são ingratos.

      Excluir
  2. Está realidade de abandono estamos vivendo na nossa vista. É uns dos assuntos que mais me comove é ver um idoso sofrendo. No Brasil não tem nada para idosos . Eles querem um pouco de carinho ❤ e contar caso. Se ouvir eles meia hora. Você vê um sorriso 😙. Que badz paga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As estatísticas são assustadoras, os idosos não podem continuar sofrendo com o descaso.

      Excluir
  3. Belo texto, Serginho! É triste conviver com isso, sabendo que todos têm idosos próximos, e nós mesmos, um dia, nos tornaremos (assim esperamos)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo, no futuro seremos idosos, agora é a hora de fazer a nossa parte..

      Excluir