terça-feira, 19 de dezembro de 2023

A manga

Na minha infância,   a minha mãe é a minha avó me ensinaram  a comer manga.  Tenho memória afetiva daqueles tempos.  Eu e meus irmãos aguardávamos ansiosamente o verão,  época das mangas. Havia duas mangueiras em nossa casa, todas as manhãs, corríamos até o terreiro para catar as mangas. 

O meu pai também nos ensinou duas técnicas para apanhar manga. A primeira foi encostar o bambu gigante no fruto maduro , quando fazia isso,  a manga caia no chão....  A segunda foi espetacular,  nosso pai subia na mangueira e balançava....  Nós enlouquecíamos com a fantástica chuva de manga. 

O nosso estoque de manga sempre foi surreal. A solidariedade marcou definitivamente a vida da minha mãe, da minha avó e do meu pai. Eles doaram mangas para muitas pessoas da nossa cidade... Todos os dias, lambuzávamos os rostos e sujávamos as camisas. Em alguns verões,  primos e primas  nos visitavam. Eles apreciavam a fartura de mangas...



Minha mãe e minha avô frequentemente fizeram suco e doce de manga, porém exageraram no açúcar.  Nós  nunca preocupamos com isso.  Sempre gostamos de tomar um suquinho e comer um docinho. 


O tempo é cruel e nada dura para sempre.  Minhas amadas ( mãe e avó) já faleceram.  Oh saudade sufocante!  As duas mangueiras da nossa casa não existem mais.  Dois primos morreram,  a maioria  não passa mais férias conosco.  Meu pai está aqui firme e forte, graças a Deus! Um irmão gosta muito de manga ainda,   o outro , eu não sei.  Eu não gosto de doce de manga. Eu adoro suco de manga sem açúcar e amo manga.  A manga é  uma doce memória para nós. 

Sérgio Lopes Jornalista 

2 comentários:

  1. Na nossa região, maioria tem história parecida. Muito bom estamos na época delas. Elas fazem sucessos. É uma fruta deliciosa! Contém suas vitaminas.tem uma vantagem não Contém agrotóxico. As nossas aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, a ubá é a melhor de todas. A manga é uma fruta maravilhosa.

      Excluir