quarta-feira, 30 de outubro de 2024

A falta de consideração

 

 “Tratar os outros com consideração fará você e seus filhos avançarem mais na vida que qualquer diploma universitário ou profissional.” – Marian Wright Edelman


A falta de consideração pode ser definida como ausência de apreço, zelo, cuidado, concentração, dedicação, prudência nas relações pessoais e profissionais. Ademais, são reveladas de várias formas: desprezo nos diálogos, desconsideração com as emoções dos outros, desvalorização de atos e atuações que são relevantes para um indivíduo. Eis algumas reflexões a respeito da falta de consideração: 


“A maior falta de consideração é ignorar aqueles que estão ao nosso redor".  "O respeito se conquista com consideração, não com medo". "Palavras podem ferir mais que ações quando não são ditas com consideração".  “A falta de consideração transforma aos poucos pessoas amadas em conhecidos, depois em estranhos”. “Tratar os outros com consideração fará você e seus filhos avançarem mais na vida que qualquer diploma universitário ou profissional”.  


Em conclusão, a consideração por uma pessoa é quando temos afeto, afeição, estima, apreço e fazemos algo relevante... Colaboramos sem desejar nada em troca, pois temos sentimentos nos relacionamentos, nos vínculos, nos convívios, nas amizades, nas familiaridades. Negligenciar familiares, amigos, colegas de trabalho que fazem parte de nossas interações humanas, seja por desatenção ou pela correria do cotidiano, é uma falta de consideração tremenda.  Tenha mais respeito com os outros!

Sérgio Lopes Jornalista 

 

2 comentários:

  1. Verdade, a falta de consideração hoje em dia é demais. Chega doer na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas são ingratas e demonstram extrema falta de consideração.

      Excluir